Solidariedade às pessoas moradoras de Rolante/RS

12/01/2017

 

A Presidência e a Secretaria Geral da IECLB apoiam a iniciativa do Sínodo Nordeste Gaúcho.

Leia abaixo maiores informações e saiba como participar.

A sua oferta pode ser feita via depósito no Banco do Brasil / Agência 0611-4 / Conta 34.469-9 (Sínodo Nordeste Gaúcho)
 


Estância Velha, 07 de janeiro de 2016.
Aos Ministros e Ministras
Comunidades e Lideranças do Sínodo Nordeste Gaúcho

Assunto: Solidariedade aos moradores de Rolante

Impressionante. Talvez não seja essa a melhor palavra para descrever o que vi na manhã de hoje pelos caminhos de Rolante. Fiquei me perguntando que palavra usariam os moradores que foram surpreendidos na quinta à noite com a força da água que bateu às portas de suas propriedades e casas e não pediu licença para entrar, com lama e tudo mais, e deixar ali a marca de sua passagem. Uma passagem que ficará presente na memória dos moradores de Mascarada, Alto Rolante e Rolante. Vejo que muitas pessoas nem choram tanto pelos bens materiais que perderam (pois esses são recuperáveis), muito antes pelo susto e pelo medo. Dói mais ver as pessoas juntando as pequenas lembranças, tais como fotos, objetos de estimação, roupas, documentos, do que colocar para fora de casa os móveis e elétro domésticos irrecuperáveis, conquistados com muito sacrifício e suor.

O que é bonito de ver, se é que tem alguma coisa bonita no acontecido, é a solidariedade. A maneira rápida, ágil e até, diria, organizada, com que vizinhos, parentes, amigos e comunidades da redondeza se mobilizam para ajudar. Ajudam na limpeza, trazem água, comida, roupas e colchões.

Não foi uma enchente normal. Foi uma reação do meio ambiente diante das chuvas, que somente pessoas entendidas no assunto podem explicar.

Diante dessa situação também nós da IECLB, do Sínodo Nordeste Gaúcho, vamos nos mobilizar. Acompanhada pela Pa. Louvani e pelo P. Jorge Hirt fomos olhar os estragos e conversar com as pessoas.

Em diálogo com os moradores atingidos e com os ministros locais, vendo a mobilização que já está acontecendo, achamos melhor fazer nossas doações em dinheiro, levantando ofertas comunitárias e individuais. A paróquia, juntamente com voluntários e o Departamento da Diaconia, orientados pelo P. Jorge e a Pa. Louvani, estão fazendo um levantamento das necessidades mais urgentes, ainda não alcançadas pela estrutura de
ajuda montada até agora. 

No início dessa semana, a partir de terça-feira (11 de janeiro), teremos condições de&nbs

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br