Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Mensagem da Presidência - Campanha Vai e Vem 2018

20/05/2018

 

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA

Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2018

FÉ - GRATIDÃO - COMPROMISSO
#outros500

O tema Fé, Gratidão e Compromisso tem a sua história na IECLB. Ele surge com a intencionalidade de motivar o exercício da sustentabilidade da Comunidade por parte do Sacerdócio Geral das pessoas que creem. No início, sustentabilidade era considerado sinônimo de contribuição financeira. Sob os impulsos do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), que afirma sustentabilidade é estabelecer condições para sustentar a Ação Missionária por meio de recursos financeiros, estruturais e humanos, essa compreensão foi ampliada.

Considerando que, na IECLB, todos os Programas, todas as Campanhas e as atividades nacionais, sinodais e locais estão a serviço da Missão de Deus, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem nos convida, a partir da chamada Fé - Gratidão - Compromisso, a refletir, articular e desenvolver Ações de Missão, bem como ofertar para o sustento das mesmas. Tudo isto está sob o entendimento que a Missão de Deus é que cria a corrente da fé, que leva à gratidão e ao compromisso. Desta forma, buscamos fortalecer o Tema da IECLB para 2018: Igreja, Economia, Política, na certeza que tudo acontece na presença daquele que diz: Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a).

A fé que nasce do amor

A carta aos Hebreus (11.6a) diz: Sem fé ninguém pode agradar a Deus. Essa fé não é obra nossa. Essa fé que confia em Deus surge da própria iniciativa de Deus. O primeiro movimento é sempre de Deus. Ele vem e manifesta o seu amor a toda a Criação, sem que esta o mereça, e esse amor nos alcança de forma incondicional e desinteressada. A isto chamamos Graça. No nosso caso, esse amor-graça desperta em nós a fé (uma confiança em Deus), que nos impulsiona a receber, abraçar e aceitar Deus e o seu amor. Assim, pela fé, abraçamos o abraço de Deus, que acolhe, aceita, perdoa, restaura e nos coloca no caminho do discipulado de Cristo.

Uma imagem bíblica que coloca em destaque essa resposta de fé, confiança no amor e graça é a do filho pródigo (Lc 15.11- 32). Nela, a fé que confia leva o filho até o pai, que espera amorosamente pelo seu retorno. Quando o amor que perdoa e a fé que confia se encontram, acontece o abraço. Para nós, esse abraço acontece já no Batismo e o explicitamos na Confirmação ou Profissão de Fé, que nos inserem no caminho do discipulado, vivenciado em Comunidade de irmãos e irmãs.

Então, é a fé como confiança que possibilita um vínculo com Deus, apesar das incertezas. É a fé que acolhe a Palavra que vem de Deus como luz que orienta o nosso viver. É a fé que nos faz acreditar na bondade de Deus, apesar das adversidades da vida. É a fé como confiança que molda a nossa vida como gratidão a Deus e compromisso com este mundo, a partir dos valores que surgem do Evangelho.

A gratidão que vem da fé

O conselho apostólico orienta: Agradeçam sempre todas as coisas a Deus (Ef 5.20). Em outras palavras, a vida cristã está orientada pela gratidão, que se dirige primeiramente a Deus, no contexto de culto e louvor, por tudo aquilo que Ele fez, faz e fará em favor de nós. Trata-se de uma gratidão que não está condicionada ao sucesso, à felicidade ou aos bens materiais. Ainda que estas coisas possam nos influenciar e a sua falta possa nos abalar, elas nunca deveriam determinar a nossa relação de gratidão com Deus.

Por que a fé que confia leva-nos à gratidão? Porque a gratidão fortalece o reconhecimento e a humildade que desenvolvem a confiança em Deus. O reconhecimento de que tudo vem da mão de Deus afugenta o orgulho e o egoísmo. A humildade protege contra a soberba e a arrogância. Essa gratidão que vem da fé não humilha, mas nutre a liberdade que dá asas à criatividade e à esperança. Em outras palavras: só quando deixamos Deus ser Deus é que o ser humano pode exercer a sua humanidade em plenitude. Uma imagem bíblica típica deste tipo de gratidão encontramos no texto de Lucas 17.11-19. Quando a pessoa que foi curada se volta para agradecer e reconhecer em humildade o dom recebido, a sua cura é completa e ela se torna livre para se comprometer com a Missão de Deus.

O Compromisso que vem da fé

A fé que confia nos faz conscientes da realidade mais fundamental do nosso viver: fazemos parte de uma rede inevitável de interações. A pergunta do Criador Onde está o seu irmão? (Gn 4.9) e o Mandamento de Cristo de amar as outras pessoas como amamos a nós mesmos (Mc 12.33), tornam, cada um e cada uma de nós, ‘guardas’ do nosso próximo, o que abrange a responsabilidade para com o contexto.

Isso significa que a vida que vem da fé que confia não se reduz a estar inscrito no registro de membros de uma Comunidade, a colaborar financeiramente, a participar de algumas atividades e a cooperar com algum serviço na Igreja. Isso é necessário, desejável e bem-vindo, mas a fé que nasceu da graça de Deus nos faz confiar em Deus e nos torna discípulos e discípulas de Cristo. O discipulado envolve a vida toda com a Missão de Deus, Missão que Jesus Cristo definiu como engrandecimento da vida ou como a promoção de uma vida abundante (Jo 10.10).

Essa Missão tem o seu início no coração de cada pessoa, continua por todas as atividades humanas até abraçar a Criação toda. O discipulado nos move para o compromisso com a Missão de Deus e se torna visível nos diversos âmbitos do nosso viver: família, trabalho, Comunidade, sociedade, cultura, meio ambiente, etc., ou, como diz o Tema do Ano: Igreja, Economia e Política.

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, cujo lançamento será no Domingo de Pentecostes, em 2018, no dia 20 de maio, estendendo-se até o último domingo de setembro, dia 30, quer oportunizar a reflexão sobre Fé, Gratidão e Compromisso com vistas ao nosso envolvimento com a Missão de Deus no tempo de vida que Deus nos presenteia. Cada novo amanhecer é tempo oportuno para viver na Missão de Deus – com Fé, Gratidão e Compromisso!

Desejamos que a Vai e Vem 2018 desperte a gratidão das pessoas, das Comunidades, das Paróquias e dos Sínodos, que conduza à partilha proporcional dos seus recursos de tempo, talentos e tesouros. Desejamos que a Campanha oriente para compromissos concretos nos âmbitos da nossa casa comum (conosco, família, trabalho, amizades), da nossa Comunidade de Fé (Comunidade local, sinodal, nacional e Ecumene), da nossa sociedade (bairro, cidade e país) e da Criação toda (meio ambiente).

Inspiradas e inspirados na reflexão do Tema do Ano da IECLB para 2018, Igreja, Economia, Política, reafirmamos que a pessoa é chamada para ouvir o Evangelho, responder com gratidão e alegria, reunir-se em comunidade, contribuir com recursos e dons, e dar testemunho da vontade de Deus no contexto em que vive. Lutero compreende esse testemunho como cooperação com Deus para o melhoramento do mundo.

Como Igreja herdeira dos valores da Reforma e na condição de pessoas livres pela graça de Deus, que possamos reafirmar uma vida de Fé, Gratidão e Compromisso, cujo resultado sempre será o de sermos uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias, que acolhem os desafios da fé cristã para os outros 500 anos!

P. Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Domingo de Pentecostes,
20 de maio de 2018


Assista ao vídeo clicando aqui!


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 47248
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br