Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Mensagem do 2º Encontro Nacional de Capelanias da Saúde da IECLB

12/05/2018

Mensagem do 2º Encontro Nacional de Capelanias da Saúde da IECLB

Às Comunidades, Paróquias, Sínodos, Instituições da IECLB e sociedade em geral

Em Jerusalém havia uma fonte... perto das suas cinco entradas estavam deitados muitos doentes... esperavam um anjo que descia de vez em quando, que movimentava as águas com suas asas...o primeiro que entrava ficava curado... eu quero ficar curado! Disse um homem a Jesus, mas não tenho ninguém que me carrega quando a água se mexe. ( João 5.3,4, 7).”

O Segundo Encontro Nacional de Capelanias da Saúde da IECLB aconteceu nos dias 10 a 12 de maio de 2018, em São Leopoldo/RS. A partilha de experiências em capelanias, nos mais diferentes contextos e possibilidades, seguida de algumas proposições e desafios para o desenho de um rosto próprio para as Capelanias da IECLB, foram destaque nos três dias de encontro.

Está muito claro que os espaços e lugares onde as capelanias estão e podem estar presentes, semelhante a Jerusalém, são fontes rodeadas de pessoas doentes, buscando cuidado e cura. Neste cenário, o cuidado da espiritualidade por meio de capelanias precisa ser o diferencial. Como anjos enviados por Deus, sua presença e seu movimento de asas é que dá à água de uma fonte o poder de transformar. Lembrando que também a comunidade tem papel importante, “pois não tenho ninguém que me carrega”. Não é possível agitar as águas e carregar pessoas ao mesmo tempo. Capelanias balançam as asas, enquanto a comunidade carrega para dentro da fonte. Afinal, ninguém se cuida ou se cura sozinho. Por último, dizer que a água agitada pelas capelanias, diferente de Jerusalém, não é para uma só pessoa.

É tempo de oportunidade. Observando-se isso, os esforços voltam-se para a formação de pessoas, devidamente preparadas para a atuação em capelanias da saúde. A partir disso, olha-se para as possibilidades de atuação em contextos estratégicos.

Participantes do Encontro.


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Acompanhamento e consolação
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 47192

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br