Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Espiritualidade ecumênica - Carta da Presidência da IECLB

19/02/2018

DMO 2018
SOUC 2018
1 | 1
Ampliar

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) se caracteriza pela sua abertura e participação na área do ecumenismo. Esse caráter ficou mais uma vez notório nos últimos anos, por ocasião dos festejos do Jubileu dos 500 Anos da Reforma. Centenas de eventos aconteceram em todo o território nacional, e as Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana participaram de celebrações de forma bastante ativa.

Neste ano comemoramos os 70 anos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Isso é motivo de júbilo e alegria. Milhões de pessoas cristãs, que participam de centenas de Igrejas espalhadas pelo mundo, receberam impulsos e motivações para um testemunho comum da fé em seu contexto de vida.

Todo o engajamento na vida ecumênica está ancorado em uma espiritualidade abastecida pelo encontro de irmãs e de irmãos que se reúnem para orar, ouvir a Palavra de Deus, louvar e confessar a sua fé no Trino Deus. Neste sentido merecem destaque, no cultivo da espiritualidade ecumênica, o Dia Mundial de Oração (DMO) e a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).

Animo a todas as Comunidades vinculadas à IECLB a tomarem parte das celebrações previstas para este ano. Chamo a atenção para o Dia Mundial de Oração (DMO) e a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).

O Dia Mundial de Oração (DMO) celebra em 2018 seus 80 anos de realização no Brasil. Na primeira sexta-feira do mês de março - 2 de março de 2018 – mulheres do mundo inteiro se encontrarão sob o tema “Toda Criação de Deus é Muito Boa!” A celebração foi preparada por mulheres do Suriname.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) ocorre na semana anterior a Pentecostes (13-20 de maio de 2018) e tem como tema “A mão de Deus nos une e liberta”. O material foi preparado pelas Igrejas do Caribe.

Convidem amigos, vizinhos e familiares de outras denominações cristãs para fazerem parte das celebrações. Aproveitem a oportunidade para dar um testemunho claro e visível de afirmação da vontade de Jesus, que desejou que os seus seguidores e as suas seguidoras fossem um, assim como ele e o Pai o são (Jo 17.21).

O Portal Luteranos criou páginas especiais para dar visibilidade a tudo aquilo que acontece nas Comunidades por ocasião das celebrações. Vejam: IECLB e Dia Mundial de Oração e IECLB e Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Escrevam sobre a sua programação local e encaminhem posteriormente notícias sobre estes momentos tão significativos para a comunhão de irmãos e irmãs de diferentes Igrejas cristãs.

Desejo que o Espírito Santo de Deus ilumine a todos e todas nestes momentos celebrativos. Que ele desperte e fortaleça o dom da unidade dada em Cristo Jesus.

Em Cristo,

P. Dr. Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente
 


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Espiritualidade / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 45964

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br