Deus quer que nosso olhar mude a partir de Cristo

Senhas diárias

09/06/2019

O profeta Jeremias, o profeta chorão, mais uma vez chora diante do Senhor; mais uma vez ele traz seu clamor e esparrama na presença de Javé. Ele sabe que é necessário que o povo seja corrigido em seus caminhos e seja reconduzido ao caminho do Senhor. Ele sabe que a infidelidade e as más ações do povo, especialmente de suas lideranças, começando pelo rei, passando pelos juízes e indo até os sacerdotes, é a razão de tanto sofrimento, guerras e dores na vida da nação. Também sabe que é fundamental que esse jeito de viver seja reconduzido aos mandamentos e à obediência ao Senhor. Porém, seu temor é de que Deus, com razão seja duro demais em sua correção e acabe com o povo. Certamente ele conhece a passagem ocorrida no deserto onde Javé queria exterminar todo o povo, na ocasião, e começar um novo a partir de Moisés e sua família. Moisés conseguiu convencer Deus a mudar seu pensamento e seus sentimentos em relação ao povo. Jeremias quer a mudança do povo, no seu jeito de ser, pois sabe que só assim a paz tornará a acontecer para a nação. Ele clama pela misericórdia do Senhor, mas ao mesmo tempo pede que Deus transforme a situação e o agir do seu povo. O profeta quer um novo olhar sobre a vida e as relações entre as pessoas e de seu povo com outros povos. Isso é fundamental para o bem viver de um povo, especialmente o povo de Deus. Serve para nós.
E é isso que Jesus diz aos seus discípulos, e também a nós. O desejo de Jeremias se concretiza na vinda e ação do Espírito Santo, o Espírito de Cristo, que comemoramos neste dia de Pentecostes. É o Espírito que mostra a verdade e a realidade no que vivemos como igreja e cristãs e cristãos. Jesus diz que o Espirito convencerá as pessoas dos seus erros e de sua compreensão equivocada com respeito ao que é de fato pecado, e qual sua ação em nossa vida, bem como com respeito ao que é o verdadeiro direito e o que é justo. Isto é, nós temos direito a uma vida comunitária e temos o dever de viver a justiça da vida comunitária. O Espírito vai convencer, o que na verdade está muito longe de acontecer, que a ostentação e a ganância são o fundamento de todas as dores do mundo no que tange à existência de classes sociais. A pobreza, a fome, a falta de moradia, a violência existente são consequências do pecado que está em nós, seres humanos, e é o que caracteriza a visão deturpada que nosso viver cristão tem em relação ao que é justo e direito segundo Jesus, nosso Salvador. Continuamos a enxergar o mundo, longe da visão de Cristo, pelo olhar do merecimento por causa do esforço próprio e não conseguimos olhar pela graça de Deus já recebida. O Espírito Santo quer mudar nosso olhar e nosso jeito de enxergar Deus e a salvação que se recebe através da morte e ressurreição do Cristo. Pecado é muito mais que atitudes negativas e ofensivas às pessoas. Pecado é, especialmente, a ostentação, a ganância, o acúmulo próprio sem olhar o semelhante que tem necessidades. Assim Jesus nos ensinou. Esta é uma das principais ações do espírito. Jesus, e seu Espírito, não querem a sociedade que temos hoje, pois ela é fruto de uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. Pensemos nisso. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52169
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br