Prédicas e Meditações



ID: 2931

Ninguém é imune à dúvidas e medos.

07/08/2016

Texto: Gênesis 15.1-6

Abrão carregava a dor de uma ferida interna que a cada dia ficava mais pesada. Deus havia prometido a ele e a Sara muita terra e descendência. Mas os anos foram passando, ele e Sara já estavam velhos, já haviam passado dos 80 anos e nada de descendentes. De que adiantava toda a sua coragem, seus êxitos, sua fé em Deus, se eles não tinham filhos? O que o está angustiando era que aquela promessa de Deus para eles parece que foi esquecida.

Aprendemos com a experiência de Abraão que ninguém é imune a dúvidas e medos. Sua vida nos ensina que não temos de ser heróis vinte e quatro horas por dia para enfrentar a vida com coragem. Também uma pessoa de fé pode perder o caminho e ficar apavorado com o seu futuro. Às vezes, a vida nos deixa numa encruzilhada.

Em resposta a sua angústia, Abraão recebe de Deus uma palavra que diz: Abrão, não tenha medo.
Essa é a palavra que Deus vai dizendo para as pessoas que o seguem durante os séculos vindouros: Não tenha medo e assim Deus dá condições às pessoas de prevalecer nos momentos de crise.

Deus sabe que a fé nele não é uma coisa que acontece em um só momento. A fé em Deus vai sendo construída aos poucos, principalmente quando enfrentarmos nossos medos e nossas dúvidas. Aliás a gente aprende a ter confiança em si mesmo e nas outras pessoas com as experiências de vida. Crianças ou adultos, todos nós precisamos ser confortados pela certeza de que somos amados. O amor nos dá segurança. Precisamos que nos mostrem esse amor de forma palpável, para assim nutrir a confiança. Deus assegura a Abraão que Ele será uma presença constante e estável em sua vida. Por isso, lhe diz: Abrão, não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa (v. 1).

A palavra “Não tenha medo”, não significa que não haverá obstáculos pelo caminho. Nós adoramos a Deus não porque Ele tornará suave o nosso caminho, mas porque Ele nos dá a graça e a sua determinação para que possamos seguir andando, mesmo quando o caminho for pedregoso”.

O texto nos mostra que Abraão está angustiado e inquieto para como Deus pretende cumprir a sua promessa. Deus conduz Abraão para fora da sua tenda, para fora de suas preocupações e o faz olhar para o alto, para as estrelas e compara a sua descendencia com a multidão de estrelas no firmamento. O texto bíblico diz então: Abrao creu em Deus e por isso o Senhor o aceitou. (v.6)

Abraão é chamado o pai da fé não por ter condutas sobre-humanas, fantásticas. Ele foi um homem cheio de dúvidas, medos e até de erros. Ele se destaca na história bíblica porque busca a Deus em meio às crises e consegue dele promessas que possam sustentá-lo no dia-a-dia Abrao faz das promessas de Deus o suporte para o seu futuro e o da sua família.

Quando nós hoje escutamos falar sobre pessoas de fé, normalmente ouvimos falar de pessoas que não tem problemas familiares, não ficam desempregadas e não ficam doentes. E se algo disso acontecer, então sempre são pessoas que demonstram firmeza, que encaram a dificuldade como uma provação na fé.

No entanto, não é isso que Deus pede de nós. Na história de vida de Abraão vemos que em meio à luta dura e árdua pelo pão de cada dia, ele teve subidas e descidas. Tempos bons e outros nem tanto. Ele torna-se instrumento de Deus não porque ele seja poderoso, inquebrantável e de uma fé a prova de tudo. Abrão está no caminho de Deus porque ele não esconde de Deus as suas fraquezas, suas dúvidas, suas necessidades e frustrações. E Deus só lhe pede que ele seja o que ele é: uma pessoa que reconhece a sua fragilidade. Porque somente quem aceita a sua fragilidade pode ser alimentado, sustentado, fortalecido, encorajado e animado por Deus. Pessoas que se consideram auto-suficientes e são imunes ao sofrimento, essas são pessoas que não precisam de Deus.

Hoje celebramos o nosso culto de ação de graças. Somos convidamos a agradecer a Deus pelas suas bênçãos, mas acima disso, somos convidados a reafirmar nossa fé, nossa confiança em Deus e que no meio dos perigos, das dúvidas, das incertezas podemos abrir nosso coração diante de Deus e rogar por sua orientação. Se buscamos a Deus com nossas incertezas, nossos medos, nossas dúvidas, então certamente vamos ouvir também hoje as palavras que Deus disse a Abrão: Não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.

Essa promessa de Deus é reafirmada também em Jesus que disse:

Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. (Mateus 11.28)

Bendito seja Deus, porque ele não deixa de ouvir as nossas orações e nunca nos nega o seu amor. (Sl 66.20). Amém.
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 39076

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br