ADVENTO: TEMPO DA FAMÍLIA

08/12/2017

familia feliz (2)
familia feliz (1)
1 | 1
Ampliar

Estamos em tempo de advento. Nesse período do ano, as ruas, igrejas, casas e outros lugares são ornamentados com símbolos que lembram o natal. Acontece, na verdade, uma grande transformação. É preparação para a celebração do nascimento de Jesus, o nosso Salvador.

No entanto, cabe uma pergunta. Essa preparação é apenas externa ou essas luzes e ornamentações ajudam a refletir sobre a vida e a vivência?

Quero convidar você a pensar na sua família. Ela é importante (?). É o nosso ninho. O lugar do aconchego. Como está a sua família, ou melhor, a convivência na sua casa? Vamos viajar juntos nessa reflexão lendo a história que segue.

Havia uma jovem que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgia problemas, ela deixava de lado o marido ...

E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo mundo.

E disse a ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina. Você terá apenas que regá-la e podá-la de vem em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostrava sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas.

Então, ela passava direto. Até que um dia, sem mais, nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto. Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amareladas.

A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: - Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e a sua família.

Todos são bênção que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama.

Advento é tempo oportuno para parar, olhar ao redor, observar a casa, a família e o que nos cerca. Perguntar que valor isso tem e que lugar isso ocupa em nossa vida. Não é por acaso que cantamos “Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio, e a nossa casa é Belém.” Que Deus possa cuidar de sua família e transformar o que a impede de viver em verdadeira comunhão, pois o profeta disse: “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” Isaias 9.2.

Desejo a todos e todas abençoado advento e natal.


 


Autor(a): Pastor Cristian Rosmund Donat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45219
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br