Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Nota de Esclarecimento e Retratação

Jornal O Caminho - Edição setembro/2018

30/08/2018

O Jornal O CAMINHO, periódico mensal intersinodal publicado pelos Sínodos Norte Catarinense, Paranapanema e Vale do Itajaí, ligados à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB, esclarece:

1. Em sua edição de Setembro de 2018, à página 13, O CAMINHO publicou reportagem sobre a visita do Pastor Inácio Lemke ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba/PR, no dia 23 de julho de 2018, e sobre os desdobramentos que se seguiram à entrevista do referido pastor à imprensa após a mesma e as consequências que advieram de ambas. Na mesma página também publicou na íntegra a “Carta às Lideranças e a Todos os Membros da IECLB”, assinada pelo Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich, e que trata do mesmo assunto.

2. A reportagem foi produzida por O CAMINHO com o propósito de bem informar seus leitores e leitoras em reportagem de cunho jornalístico sobre um acontecimento que envolve diretamente um de seus sínodos abonadores, bem como toda a IECLB, e que foi tratado até então apenas em manifestos e declarações públicas, mas nunca como notícia. O grande público recebeu apenas “respingos” do fato, tratado como tema periférico nas redes sociais em tom desencontrado, sensacionalista e acusatório. O CAMINHO é o único informativo de toda a IECLB que fez reportagem a respeito.

3. Na sua elaboração, a referida reportagem baseou-se em informações colhidas nos documentos e manifestos publicados sobre o episódio e em depoimentos colhidos junto a fontes cuja identidade O CAMINHO reserva-se o direito de proteger.

4. O CAMINHO reconhece que a informação que consta no segundo parágrafo não foi checada devidamente: “Inscrito numa lista de visitas semanais de religiosos a Lula, Lemke foi escalado para o dia 23 e, segundo ele, não assumiu a tarefa sem antes consultar a Presidência da IECLB, que deu anuência”.

5. O CAMINHO reconhece também que, em meio a tantas informações desencontradas, deu ouvidos a uma informação de bastidores, cuja efetividade não pode ser comprovada através de documentos ou protocolos, conforme informa, com razão, o pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich em correspondência ao Conselho de Redação: “Qualquer demanda oficial que envolva a Presidência da IECLB é protocolada. Pastor Inácio confirmou o que nós, Pa. Sílvia e eu já sabemos, que ele nunca afirmou o que o jornal O Caminho noticia. Em momento algum a Presidência da IECLB foi consultada para dar anuência ou mesmo acompanhou o processo de agendamento do convite e diálogos que aconteceram”.

6. O CAMINHO reconhece ainda que checou a informação junto ao Pastor Inácio somente a posteriori e que este deixou claro que não protocolou oficialmente a intenção da visita junto à Presidência da IECLB, nem solicitou anuência para tal.

Nesse sentido, o jornal O CAMINHO vem a público declarar que errou ao não seguir os procedimentos de praxe antes de publicar a informação, pede desculpas pelo seu erro e publica esta Nota nas páginas dos seus sínodos abonadores e na edição de Outubro, para amplo conhecimento público.
Blumenau, 30 de agosto de 2018

P. em. Anildo Wilbert
Diretor Geral

P. Clovis Horst Lindner
Diretor de Redação
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br