Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Oratória e comunicação

16/02/2019

turma ctp
treinando a leitura em público
tecnicas de respiração
liturgia
orotória
mensagem do culto
Jornalista Milton Vanderlei Lemke
exercícios para a voz
assessoria
momento da celebração
culto
celebração do culto
dicção
agradecimento P. Valdemar e esposa Lorene pelo apoio e presença no grupo do CTP
as cozinheiras do encontro
P. Leandro pela convivencia
1 | 1
Ampliar

Deus criou o Universo por meio da fala, e você está apto a falar?

Este foi o tema desafio da 9ª etapa do Curso de Teologia Popular (CTP) realizado na Casa de Retiros Martin Lutero do Sínodo Uruguai em Ipira - SC nos dias 16 e 17 de fevereiro. A capacitação foi ministrada pelo jornalista Milton Vanderlei Lemke, da qual participaram 17 cursistas de cinco Paróquias do Sínodo.
 Esta etapa teve como objetivo melhorar e aperfeiçoar a comunicação das lideranças com o público nas atividades das comunidades. No curso o palestrante falou da importância da comunicação onde nada é proibido, tudo é permitido, mas nem tudo é eficaz. Foram apresentadas as principais técnicas de oratória, tais como: postura, domínio do assunto, dicção, empatia, gestos, simpatia, mas principalmente o amor pela fala. O professor ressaltou que todos podem desenvolver a habilidade da expressão oral.
Esta edição do CTP iniciou em março de 2018, e conta com total de 16 etapas, com término previsto para novembro de 2019. Esta já é a 12ª edição do curso cuja principal finalidade é formar lideranças afim de atuar nas comunidades do Sínodo. Desde então já se formaram aproximadamente 350 pessoas. A formação possui parceria da Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo-RS e da Convivência da Igreja Evangélica da Alemanha. A realização é do Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai, coordenado pela Diácona Cátia Berner.
Além de comunicação e oratória, os alunos também aprendem sobre História Eclesiástica, Conhecimento Bíblico-Teológico, Antigo e Novo Testamentos, Questões Práticas sobre Celebrações, Cultos, Visitação, Diaconia entre outros.
Conforme relatos a turma está entusiasmada e animada com os temas abordados e já convida para próxima edição do CTP que inicia em março de 2020. É uma oportunidade para aperfeiçoar os seus dons e conhecimentos para servir na comunidade, ajudar o próximo e anunciar o Evangelho.

Alunos do Curso Teologia Popular  2018-2019
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br