Cuidado com a Criação



ID: 2691

Celebração dos 500 Anos da Reforma, em Colatina/ES, clama pelo Rio Doce

2.800 pessoas caminham pelas ruas de Colatina/ES e clamam sobre a ponte Florentino Avidos

01/10/2017

500 anos - inicio da caminhada
500 anos concentração
Caminhada sobre a ponte Florentino Avidos
Caminhada sobre a ponte Florentino Avidos
Caminhada sobre a ponte Florentino Avidos - Manifestação
Caminhada sobre a ponte Florentino Avidos - Manifestação
Coordenadores da OASE das UPs.
1 | 1
Ampliar

CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DA REFORMA, EM COLATINA, CLAMA PELO RIO DOCE

2800 PESSOAS CAMINHAM PELAS RUAS DE COLATINA E CLAMAM SOBRE A PONTE FLORENTINO AVIDOS

O dia 1º Outubro de 2017 ficou registrado na história de Colatina/ES. Foi um dia de bênçãos, de clamor, de celebração e de renovação da esperança. Luteranas e luteranos deram um exemplo de cidadania e testemunho de fé. A celebração teve o seu início na Praça Sol Poente, às oito horas, num clima de alegria. Sob a bênção da chuva que caia naquele momento, 2800 pessoas caminharam pelas ruas da cidade. Cânticos de júbilo, acompanhados por coro de metais, embalaram os passos dos participantes e aguçaram o olhar da população local.

Crianças, jovens, adultos e idosos percorreram com alegria e apreciaram, com entusiasmo, as cenas históricas da Reforma, preparadas pela Juventude Evangélica da UPNorte. Ao longo dos quase 4 Km de caminhada, oito cenas relembraram a história da Reforma e da família de Lutero.

A caminhada teve, entre os seus momentos especiais, uma parada sobre a Ponte Florentino Avidos, onde foram relembradas a tragédia ocorrida no Rio Doce e as duras experiências com a estiagem. Foi lida uma carta de clamor diante da morte do Rio Doce (Veja a carta na íntegra aqui) e estendida uma grande faixa preta, simbolizando a dor e o luto provocados pelo crime socioambiental que feriram as águas da 5ª maior Bacia Hidrográfica do Brasil. Os seiscentos e oitenta e dois metros da Ponte Florentino Avidos foram totalmente ocupados pelos caminhantes, que clamavam a Deus diante das dores experimentadas pelo Rio Doce e seus afluentes. Em função da abençoada chuva, a alegria do multicolorido das sobrinhas contrastava com a tristeza decorrente dos grandes bancos de areia que afunilam as poucas águas ainda existentes no rio.

A celebração desse dia tão especial teve sua continuidade nas dependências da Faculdade Castelo Branco, onde após breve intervalo para o almoço, os participantes foram recebidos pelo Grupo Semear, da Paróquia de Vila Pavão. Em seguida, aconteceu o show da Banda Mc’Coys, da IECLB de Novo Hamburgo/RS.

Recepcionadas as autoridades presentes, realizou-se o Culto Eucarístico. A pregação foi realizada pela 1ª vice-presidente da IECLB, Pa. Silvia Beatrice Genz, que emocionou os presentes a partir da reflexão sobre a água da vida. O culto foi abrilhantado pelo coro de metais de Santa Maria de Jetibá e pelo grupo de canto dirigido por Fábio Lahass. Num clima envolvente, foi realizada a Santa Ceia. Com um novo brilho nos olhos, às dezessete horas, os participantes saíram em regresso para os seus lares, levando consigo doces memórias desse belo dia histórico.

O dia celebrativo foi organizado pela União Paroquial Norte do Espírito Santo e pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), que celebrou o X Dia Sinodal da OASE. O evento recebeu especial apoio da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Colatina e do Sínodo Espírito Santo a Belém, filiados à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Também marcaram presença as caravanas e ministros das demais Uniões Paroquias do SESB, que ajudaram a tornar possível e mais significativo o evento. Fizeram-se ainda presentes representantes da “Associação Amigas para o Bem Viver” que ressaltaram a importância da campanha do “Outubro Rosa”.

Ao celebrarmos o jubileu da Reforma, reafirmamos que somos Igreja, corpo de Cristo em movimento, que se sente abraçada pelo Deus que nos conduz à salvação e nos ama incondicionalmente. Queremos continuar a testemunhar que a pessoa justa viverá pela fé, que a salvação é obra exclusiva de Deus, através de seu Filho, Jesus Cristo. Queremos afirmar que somos Igreja sempre em Reforma – pois, agora são outros 500.

Paróquia de Colatina
P. Leonardo Ramlow
P. Luciano Ribeiro Camuzi
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br