Sínodo Nordeste Gaúcho realiza 19ª Assembleia Sinodal em Picada 48 - Lindolfo Collor/RS

24/09/2016

1
2
3
4
5
1 | 1
Ampliar

No dia 24 de setembro, foi realizada a 19ª Assembleia do Sínodo Nordeste Gaúcho, em Lindolfo Color, na Paróquia de Picada 48.
O encontro iniciou com um culto, oficiado pela pastora sinodal Tânia Cristina Weimer, pelo vice-pastor sinodal Robson Luís Neu, pelo presidente da IECLB, pastor Nestor Paulo Friedrich e pela primeira vice-presidente da IECLB e ministra da paróquia local, pastora Silvia Beatrice Genz.
Os presentes, que lotaram o templo, foram acolhidos pela Diretoria Sinodal e receberam uma saudação do Presidente da assembleia, Gilberto Luís Müller, que declarou aberta a Assembleia.
A pastora Silvia iniciou o culto saudando e acolhendo a todos os presentes. Os textos bíblicos foram: a epístola de I Timóteo 6.1-11, e o evangelho de Lucas 16.19-31.A Pastora Sílvia Genz lembrou a história da comunidade e do templo – o mais antigo em uso – que na época de sua construção foi erguido sem torre, reunindo 7 famílias. A Pastora Tânia também comentou a reunião dos Sinodais na semana anterior, lembrando a grande seca com a qual sofre o ES, relatada pelo Pastor Joaninho Borchardt, colocando-a como um dos motivos na oração do Kyrie Eleison, clamando Tem Senhor piedade.. .
O pastor Robson Neu fez as leituras do dia e passou para o Pastor Presidente, Nestor Friedrich, que saudou a todos e todas destacando a importância de cada um e cada uma. Em sua pregação ele conduziu uma reflexão sobe o tema do ano, destacando que o cuidado faz parte da essência luterana e o modo pelo qual precisamos interagir é pela graça. Contudo, Friedrich destacou que para cuidar é fundamental conhecer e ter consciência do valor da vida. Neste sentido, lembrou que a sociedade vive uma lógica oposta a da graça – na qual tudo é contabilizado e que com o tempo torna as pessoas insensíveis e desumanas. “Temos pela frente a celebração dos 500 anos, precisamos resgatar a 1ª tese de Lutero, inverter a lógica que estamos reproduzindo e partir para a construção da cultura da vida” – destacou Friedrich. O pastor presidente ainda lembrou que os textos bíblicos lidos no culto são duros, mas com certeza são um convite para que as comunidades sejam afirmativas e rompam com a lógica da sociedade hoje.
Em seguida a pastora Tânia agradeceu ao grupo de canto da comunidade local, a Leandro Blauth e a todos que auxiliaram na celebração e na organização da assembleia. As ofertas da celebração foram destinadas a Campanha Vai e Vem – Campanha Nacional de Ofertas para a Missão. A oração final responsiva foi conduzida pelo pastor Robson, pastora Tânia e pastora Silvia. A bênção final foi conduzida pelo pastor Nestor. Após a benção, o presidente da assembleia abriu espaço para uma saudação do Padre Claudio Vicente Immig, de Ivoti, que falou em nome da diocese de Novo Hamburgo, enfatizando a importância da caminhada conjunta das igrejas. Também o representante da prefeitura de Lindolfo Color, Sr.Romoaldo de Oliveira, secretário municipal de esportes e projetos,falou em nome do prefeito de Lindolfo Collor, Alceu Ricardo Heinle e saudou os participantes da Assembleia.
Ainda na parte da manhã, os trabalhos continuaram na Sociedade Atiradores, onde os delelgados e as delegadas foram saudados na verificação do quorum pelo presidente Gilberto MUller e vice presidente da assembleia Magnus Pilger. A sequência se deu com uma palestra do Pastor Presidente, Nestor Friedrich, que sempre tendo como pano de fundo o tema e o lema da Igreja, falou sobre os passos e desafios da IECLB, lembrando inclusive a renovação do desafio de 40 anos atrás, visto que o Concílio, que será realizado em outubro próximo em Brusque, SC, renova o desafio tema do Concílio de Cachoeira do Sul, em 1976: Missão!
O Pastor Nestor Friedrich também discorreu obre os 6 programas que perpassam toda a caminhada da IECLB, voltando-se para o cuidado, de modo a construir e fortalecer as comunidades: acompanhamento dos estudantes de teologia, habilitação (PPHM), acompanhamento de ministros e ministras, qualificação funcional,comunicação e ação missionária.
Ainda antes do almoço, os jovens Paula de Moura Kleinkauf eTiago Labes contagiaram os presentes com um relato da participação dos jovens do Sínodo no Congrenaje, realizado em Timbó, de 24 a 29 de julho.
A pastora Tânia Weimer iniciou os trabalhos da tarde da 19ª Assembleia Sinodal com o lançamento do Dia da Igreja 2017 que será realizado em Gramado em 28 de maio e a apresentação do vídeo de motivação do evento. A Diretoria Sinodal - literalmente – vestiu a camiseta do Dia da Igreja – e foi distribuído a todos presentes um marca-página com o tema do Dia da Igreja: A graça nos liberta, o amor nos compromete.
O Sínodo Nordeste Gaúcho este ano inovou, e preparou o relatório de atividades apenas no formato digital. A Pastora Sinodal falou sobre as atividades desenvolvidas no último ano, agradecendo aos ministros e ministras que apoiam e impulsionam as novas iniciativas do sínodo. Também expressou sua gratidão as secretarias das paróquias, membros da Diretoria do Conselho Sinodal e Coordenações, sempre dispostas a ajudar nos trabalhos. Seu relatório foi aprovado por unanimidade.
O relatório financeiro do Sínodo foi apresentado pelo tesoureiro do Sínodo, Werner Mützenberg o parecer do Conselho Fiscal, apresentado por Paulo Roberto Schaumloeffel, aprovado também por unanimidade.
Também apresentaram seus relatos a representante do Sínodo no Conselho da Igreja, Ijoni Michaelsen e a presidente do Sínodo, Maria Elisabeth Augustin Collet, que destacou com gratidão a constatação de um pequeno, mas valoroso, crescimento no Sínodo: “Que continue a crescer, com a Graça de Deus”, afirmou Elisabeth, ressaltando ainda que o trabalho foi realizado a muitas mãos e que o exercício de dividir responsabilidades só aumentou o comprometimento.
Antes do término da Assembleia, foram apresentadas diversas moções compartilhadas de outros Sínodos. Uma moção aprovada veio dos ministros e das ministras do próprio Sínodo solicitando a alteração do Estatuto do Sínodo, solicitando que seja a representação de ministros/as na proporção de mais um ministro por núcleo na representatividade do Conselho Sinodal.
O grupo participante da Assembleia, através de uma comissão, preparou uma mensagem sintetizando o que foi tratado no encontro e que será distribuída aos integrantes do Sínodo, às comunidades e entidades parceiras.
Já tem data e local marcados a 20ª Assembleia Sinodal: ela ocorrerá no dia 23/09, nas dependências da comunidade Campestre, paróquia Esperança de Salvador do Sul, RS.


 

COMUNICAÇÃO
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br