Formação Teológica


ID: 2663

Faculdades EST presente em comunidades da IECLB

26/11/2018

 

Nos meses de outubro e novembro, a Faculdades EST, por meio da coordenação do Curso de Teologia e do Grupo Anima, marcaram presença em diferentes comunidades da região sul, cultivando as boas relações entre nosso centro de formação e as comunidades da IECLB.

A convite das comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Lucas, em Pomerode, Santa Catarina, o grupo Anima apresentou seu repertório de músicas sacras, além de desafiar os e as participantes a refletirem sobre a questão vocacional, divulgando o curso de Teologia e as demais atividades da Faculdades EST.

No dia 31 de outubro, o coordenador do curso de Teologia da Faculdades EST, prof. Rodolfo Gaede Neto, esteve presente nas paróquias de Boa Vista e Barranco, em São Lourenço do Sul, realizando uma palestra para 400 pessoas que se identificam com a etnia e cultura pomeranas, sobre o tema “o cuidado com a fé – aprendendo dos nossos antepassados”. Partes da palestra foram apresentadas em pomerano. As interações permitiram constatar que os grupos de imigrantes pomeranos, que viveram quase um século e meio em regiões diferentes do Brasil (o grupo de São Lourenço do Sul e o do Estado do Espírito Santo) sem se comunicarem, preservaram a língua praticamente sem alterações. Quanto ao tema, buscou-se resgatar da vida dos antepassados pomeranos o espírito comunitário, a espiritualidade, os testemunhos de solidariedade e o empenho pela educação das crianças.

A Associação dos Grupos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas do Sínodo Nordeste Gaúcho realizou um seminário para a formação de lideranças na área da diaconia, no dia 6 de novembro. As representantes das comunidades vieram para compartilhar suas experiências de trabalho no campo diaconal e para buscar aprofundamento no conhecimento deste ministério. O prof. Rodolfo prestou assessoria ao grupo, palestrando sobre os fundamentos bíblicos e confessionais da Diaconia.

Por fim, nos dias 10 e 11 de novembro, o coordenador do curso de Teologia prestou assessoria ao grupo de lideranças do Sínodo Uruguai, que cursa a 20ª edição do Curso Básico de Teologia. O módulo do mês de novembro tinha como tema “Diaconia: servir na comunidade – Inclusão” e foi realizado na cidade de Ipira/SC, com a participação de 25 pessoas. A atual edição do curso é coordenada pela diácona Cátia Berner e se encontra na metade da trajetória de 2 anos, com encontros mensais.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br