Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Seminário Comunidades Criativas - Sínodo Centro-Campanha-Sul

23/09/2018

foto grupos
foto mídia cartazes
foto mídias
foto mímica
foto participantes com crachá e marca página
foto todo grupo
foto vela
foto caminho
1 | 1
Ampliar


A palavra de Deus é como um rio de águas límpidas que refrigera a nossa alma e alivia a nossa sede! Essa mensagem, muita reflexão e criatividade sobre as Escrituras Sagradas marcaram o Seminário Comunidades Criativas, nos dias 22 e 23 de setembro de 2018, em Vera Cruz, RS. O seminário foi organizado e oferecido pela Secretaria Geral da IECLB através da Coordenação de Educação Cristã (CEC), da Secretaria de Ação Comunitária (SAC) em parceria com o Sínodo Centro-Campanha-Sul.

As lideranças do sínodo que atuam em diversas áreas da Educação Cristã - no trabalho com crianças, jovens e pessoas adultas - tiveram a oportunidade de vivenciar a sua fé e refletir de forma abrangente sobre a formação da Bíblia e a sua interpretação de forma contextual e de acordo com os princípios cristãos e evangélico-luteranos.

A Pastora Marli Seibert Hellwig refletiu, juntamente com o grupo, de forma lúdica e interativa, sobre o tema Bíblia e Educação Cristã. Logo no início do seminário foi criado um caminho com alguns dos principais acontecimentos bíblicos que marcaram a caminhada de fé do povo de Deus. O caminho foi delicadamente ornamentado com plantas e pedras, onde, por vezes, tivemos a dimensão de um rio de águas límpidas. Esse caminho permaneceu durante todo o seminário, ilustrando e auxiliando no estudo do tema.

Durante o seminário, as lideranças puderam vivenciar duas oficinas: Novas mídias na educação cristã e Mímica contemporânea. A oficina sobre mídias foi coordenada pela Professora Gessi Silva. Os grupos criaram lindos vídeos sobre textos bíblicos, enfocando o trabalho com crianças e jovens. Além disso, criaram cartazes e atividades de interação para apresentar e realizar com a comunidade.

Na oficina de Mímica contemporânea, coordenada pela Catequista Juliana Zachow, as lideranças foram desafiadas a criar, a partir da sua experiência cristã e na perspectiva da teologia luterana, cenas bíblicas com as técnicas de mímica. O grupo criou lindas coreografias, com destaque para a apresentação de Natal que emocionou todas as pessoas presentes durante o momento da partilha das oficinas.

Momentos de celebração também fizeram parte dos dois dias de seminário. No sábado à noite, uma reflexão com velas impulsionou as pessoas a continuarem servindo através do seu trabalho, sendo guiadas pela luz de Deus. O seminário encerrou com um momento de bênção, onde todas as pessoas levaram junto uma palavra de carinho elaborado por alguém do grupo. As assessoras agradeceram pela participação das lideranças. Também agradeceram às pessoas que participaram da organização, Pastor Décio Weber, Senhora Carmem Estelita Toillier, Secretária Jane Köhn e, em especial, à Comunidade de Vera Cruz que acolheu a todas e todos de forma amorosa e deliciosa, pois a alimentação estava ótima!

 (Notícia elaborada pela Catequista Juliana Ruaro Zachow)
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br