Diaconia e Pessoas Idosas (Instituições)


ID: 2803

Lar Elsbeth Koehler, em Blumenau (SC), sedia 34º Simpósio Nacional da Avidi

21/08/2015

IMG_5738
IMG_5740
IMG_5741
IMG_5745
IMG_5749
IMG_5752
IMG_5757
IMG_5762
IMG_5764
IMG_5773
IMG_5775
IMG_5779
IMG_5785
IMG_5787
IMG_5793
1 | 1
Ampliar

O Lar e Residencial Elsbeth Koehler, pertencente à Sociedade Evangélica de Senhoras, em Blumenau (SC), acolhe o 34º Simpósio Nacional da Associação Vida Digna (Avidi), entre os dias 20 e 22 de agosto. Dirigentes de instituições diaconais, voltadas ao atendimento de idosos, têm na agenda palestras, discussões, confraternizações e muita troca de ideia nestes três dias.

O pastor sinodal em exercício, Sigfrid Baade, dirigiu o devocional na manhã desta sexta-feira, na recém-criada Capela do Elsbeth Koehler. “Um lar de idosos é um espaço de comunhão e não um depósito de pessoas. Deus quer que tenhamos paz e dignidade. Ele espera que não saiamos do caminho, mas busquemos constantemente a comunhão entre as pessoas e com ele mesmo”.

O tema principal do simpósio foi dirigido pela diácona Vilma Linda Reinar, com o enfoque “Diaconia da Misericórdia”. A partir da sua pesquisa de mestrado, apresentou algumas reflexões históricas, teológicas e práticas sobre o trabalho diaconal e o atendimento às pessoas idosas. Outros dois pontos ainda serão discutidos no decorrer do evento. O promotor de Justiça Odair Tramontin discute o tema “Promotoria Pública: ILPIs – Excelência no Cuidado de Idosos” e o coordenador da Clínica Pastoral do Lar Elsbeth Koehler, pastor Nilson Hermes Mathies, apresenta a temática: “Demência e Comunicação”.

Durante o programa, os dirigentes participam de atividades como: gerontoativação com moradores locais, celebrações, confraternizações e uma visita ao Johannastift, prédio histórico no centro de Blumenau, totalmente restaurado, construído em 1923 pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, e que por muitos anos abrigou a maternidade Johannastift.

A coordenadora de Diaconia e do programa Diaconia Inclusão da IECLB, diácona Ma. Carla Vilma Jandrey, os pastores Milton Jandrey e Eloir Carlos Ponath, ministros na Comunidade Blumenau Centro e a diácona Hildegard Amábile Mathies, diretora do Elsbeth Koehler, também acompanham o simpósio.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br