Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Seminário Sinodal sobre Acessibilidade

26/08/2017

DSC00241
DSC00247
DSC00235
DSC00252
DSC00243
1 | 1
Ampliar

Por Comunidades mais acessíveis e acolhedoras: construindo caminhos de comunhão.

Incluir as pessoas com deficiência e envolver-se com elas é característica do ser Igreja. Este foi o tema abordado no seminário sobre acessibilidade realizado no dia 26 de agosto de 2017, promovido pelo Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. Com a assessoria da Diácona Mª. Carla Vilma Jandrey, coordenadora de Diaconia e Inclusão. 

A Igreja é composta por um grupo de pessoas que formam uma comunidade de pessoas com dons diferentes que se complementam. E nesta diversidade que acontece a comunhão e a vivência comunitária entre as famílias e a sociedade em geral.

Atitude de incluir é a forma como convivemos em comunidade, a maneira de interagir com as pessoas. Quando falamos em ser comunidades mais inclusivas, justamente estamos refletindo a forma como acolhemos as pessoas com seus diferentes dons e limitações. A comunidade é espaço onde todas as pessoas participam independente de suas condições físicas, sociais, deficiências, etnia, entre outros. 

Para Jesus o amor é atitude, é ação em favor das pessoas. Tem a ver com ir ao encontro das necessidades da pessoa que tem fome, sede, da que é forasteira, da que está despida, da que está doente, da que está presa (Mt 25.35ss). Assim, o Evangelho nos desafia para o amor, o cuidado e o servir uns aos outros, umas às outras. Em resposta de fé à graça de Deus, por nós manifestada, é nosso compromisso a ser uma Igreja mais acolhedora e inclusiva.

Para continuar a pensar e agir a partir do tema exposto, convido a cada um e cada uma a pensar nas próprias ações de inclusão, bem como, quais barreiras arquitetônicas existem em nossas casas, nas ruas da cidade e também nos espaços comunitários. O que é possível mudar e transformar para melhorar? Pense nisso.

 


 


Autor(a): Conselho de Formação Sínodo Uruguai- Diácona Cátia P. Berner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 36
ID: 43663

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br