IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

XII Assembleia da Federação Luterana Mundial

Libertos pela graça de Deus

13/05/2017

XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
XII Assembleia da Federação Luterana Mundial
1 | 1
Ampliar

A XII Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM), que ocorre entre 10 e 16 maio de 2017, em Windhoek, capital da Namíbia, na África, tem uma agenda repleta de desafios e temas para reflexão. Participam do evento, que tem como tema “Libertos pela graça de Deus”, cerca de 800 Delegados e Delegadas, incluindo 373 procedentes das 145 Igrejas membro, presentes em 98 países.

As Igrejas anfitriãs da Assembleia, a Igreja Evangélica Luterana na República da Namíbia, a Igreja Evangélica Luterana na Namíbia e Igreja Evangélica Luterana na Namíbia - German Evangelical Lutheran Church, reúnem cerca de 1,2 milhões de pessoas. As três Igrejas unem as suas forças sob a bandeira do Conselho de Igrejas Unidas - Igrejas Evangélicas Luteranas da Namíbia, por meio do qual colaboram para promover a unidade da Igreja no país.

As Assembleias são marcos na vida da FLM, devido às análises e definições sobre políticas e atividades da Federação. Ocorrendo a cada seis ou sete anos, entre as funções das Assembleias está eleger o Presidente e o Conselho. A Assembleia também é responsável pela Constituição e pelos Estatutos da FLM, bem como pela direção dos trabalhos da Federação e avaliação dos Relatórios do Presidente, do Secretário-Geral e da Comissão de Finanças. A Assembleia abre espaços, ainda, para celebrações, testemunho e momentos de partilha sobre questões comuns a toda às Igrejas.

A XII Assembleia é realizada em 2017, quando a Comunhão Luterana comemora o Jubileu da Reforma. O tema, Libertos pela Graça de Deus, chama a atenção para duas ideias centrais da Teologia Luterana: a prevalência da graça de Deus quando se trata de justificação e o dom da liberdade que resulta da ação transformadora de Deus. Três subtemas desenvolvem o tema principal: “Os seres humanos não estão à venda”, “A salvação não está à venda” e a “Criação não está à venda”.

Entre as atividades da XII Assembleia, estão previstas as falas do Presidente da FLM, Bispo Munib Younan, do Secretário Geral, Rev. Dr. Martin Junge, e da Presidente da Comissão de Finanças, Christina Jackson-Skelton, além de uma exposição sobre o tema da Assembleia, feita pelo Dr. Denis Mukwege, fundador do Hospital Panzi em Bukavu, no Congo (desde 1999, o Dr. Mukwege e a sua equipe cuidaram de mais de 30 mil sobreviventes de violência sexual).

A IECLB participa da XII Assembleia da FLM com uma Delegação de quatro pessoas: P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, Pa. Ma. Marcia Blasi, Pa. Cibele Kuss e Martha Regina Maas. O jovem Eduardo Borchardt participa como Voluntário.

Para ver mais fotos da XII Assembleia, clique aqui!


Para saber mais sobre a FLM e a XII Assembleia, clique aqui.

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br