Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Conselho aprova nova estratégia para a FLM

''Com paixão pela Igreja e pelo mundo''

02/07/2018

 

A nova estratégia da Federação Luterana Mundial (FLM) para os anos de 2019 a 2024 foi aprovada pelo Conselho da FLM hoje. Intitulado “Com Paixão pela Igreja e pelo Mundo”, estabelece o que as Igrejas membros da FLM estão procurando fazer juntas nos próximos anos, como uma comunhão de Igrejas.

“A nova estratégia da FLM nos ajuda a articular o nosso propósito comum e senso de direção à medida que avançamos na comemoração dos 500 anos da Reforma, ouvindo o que Deus está nos chamando para ser e agir no mundo”, disse o Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa. “Ele dá foco ao que fazemos juntos como uma comunhão, identificando a importância crítica de responder particularmente às crises humanitárias e o que significa ser a Igreja em um mundo fragmentado”.

A estratégia equilibra continuidade e inovação, mantendo-se fiel aos compromissos fundamentais da FLM, ao mesmo tempo em que dá foco a como a comunhão das Igrejas crescerá em conjunto no seu testemunho conjunto. Duas prioridades estratégicas moldarão o trabalho da FLM. Uma foca na presença e o testemunho das Igrejas no mundo. A outra foca na promoção da dignidade humana, justiça e paz.

A estratégia introduz, como novas áreas de trabalho, um envolvimento mais profundo para a justiça climática e redes para a formação teológica, adicionadas a diaconia, relações ecumênicas, justiça de gênero e empoderamento juvenil.

A visão da FLM, “Libertados pela graça de Deus, uma comunhão em Cristo, vivendo e trabalhando juntos por um mundo justo, pacífico e reconciliado” é afirmada na estratégia.

A estratégia leva em conta os resultados da XII Assembléia da FLM, a sua mensagem, as declarações públicas e as resoluções. Ela se baseia na estratégia existente e em uma revisão intermediária da estratégia realizada em 2016. Ela também leva em consideração uma análise extensiva do contexto em que a FLM e suas Igrejas-membro vivem e trabalham.

Ela foi desenvolvida por meio de um processo interativo que envolveu membros do Conselho da FLM, representantes de Igrejas membros da FLM e contribuições de organizações relacionadas.


A reunião do Conselho 2018 da FLM acontece em Genebra, na Suíça, de 27 de junho a 2 de julho de 2018, sob o tema “De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10.8). O Conselho da FLM se reúne anualmente e é a mais alta autoridade da FLM entre as Assembleias. Consiste no Presidente, no Presidente da Comissão de Finanças e em 48 membros de Igrejas membros da FLM em sete regiões. A IECLB está representada pelo seu Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, Vice-Presidente da FLM para a região da América Latina e do Caribe.

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
lwf_strategy_en.pdf

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br