IECLB e Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE



ID: 2708

Campanha Primavera para a Vida convida para Diálogo Inter-Religioso

19/08/2015

A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) celebra a chegada da nova estação com a 15ª edição da Campanha Primavera para a Vida. O evento busca cultivar sementes de justiça, paz e solidariedade para que todos e todas tenham acesso aos seus direitos fundamentais. Neste ano, a campanha traz o slogan “Eu respeito a DIVERSIDADE RELIGIOSA e você?”.

A escolha do tema desta edição está ligada à crescente onda de intolerância religiosa que tem avançado no mundo e também no Brasil: a cada três dias, a central do Disque 100 recebe uma denúncia desta natureza – 75% delas são contra fiéis de religiões afro-brasileiras, mas o próprio Governo acredita que, na prática, esses casos sejam ainda maiores. As estatísticas também mostram um aumento nos casos de violência física sofrida por quem denuncia atos de intolerância religiosa. Em 2013, 20% dos episódios relatados envolveram agressão e até julho de 2014 esse número chegou a 12% das denúncias.

Tendo essa realidade em vista, a CESE no dia 12 de setembro (sábado) em Salvador (Rua da Graça, 150-Graça) fará o lançamento oficial da Campanha Primavera para a Vida 2015. O dia começará às 10h com um painel, no qual representantes de diversas expressões de fé irão abordar o tema a partir de experiências de diálogo e respeito. Logo após, às 11h, acontecerá a mística de abertura.
Ao meio dia, a tradicional feijoada da primavera será servida (no valor de R$ 25), ao som de música ao vivo. O sorteio de produtos e brindes também consta da programação, que ainda contempla opções de recreação para a criançada.

A renda obtida com o almoço será revertida para apoiar projetos que promovam o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Os convites para a Campanha estão disponíveis na CESE (Rua da Graça, 150). Mais informações podem ser esclarecidas em: (71) 2104-5457.
Edições anteriores

Ao longo de 42 anos, a CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) já apoiou mais de 11,5 mil projetos de organizações populares de todo o Brasil, contribuindo para o fortalecimento de direitos de aproximadamente 10 milhões de pessoas nos campos de gênero, raça, juventude, meio ambiente, economia solidária, comunicação e desenvolvimento institucional e diálogo inter-religioso.

Realizada desde o ano 2000, o intuito da Campanha Primavera para a Vida é mobilizar recursos para as atividades da CESE em todo o país (fortalecendo os grupos populares nas suas lutas por direitos, por meio do apoio a projetos) e estreitar e ampliar a articulação com as bases das Igrejas

A Campanha busca associar a temática da paz a outros temas de interesse da sociedade. Em sua primeira edição, trabalhou o tema “Vamos todos juntos semear justiça”. Na edição de 2002 refletiu sobre a necessidade de “Semear solidariedade e paz”. Em 2003, voltou-se para uma das carências que mais aflige o país e clamou por “Pão e paz”. Em 2004, buscou animar a juventude brasileira a se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com o tema “Juventude e paz”. E em 2005, exortou a sociedade a sonhar com uma “Cidade de paz”.

Os anos seguintes abraçaram as seguintes reflexões: “Mulheres e homens construindo cidades de paz” (2006); “Direitos e justiça para a paz” (2007); “Direitos e justiça: uma ação para crianças” (2008); “Direitos e justiça” (2009); “Justiça ambiental” (2010); “Direitos e justiça ambiental: cuidar de nossa casa comum” (2011); Justiça ambiental na perspectiva de direitos (2012); e “Direitos humanos, desenvolvimento e justiça” (2013); O bem que você faz muita gente compartilha” (2014).


SERVIÇO
CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço
O QUE: Campanha Primavera para a Vida 2015
QUANDO: 12 de setembro (sábado), a partir das 10h
ONDE: Rua da Graça, 150


CONTATO PARA A IMPRENSA - (71) 2104-5457
Patrícia Gordano - Assessora de Comunicação, Alianças e Parcerias
Email: patriciamapa@gmail.com
Marília Pinto (Analista de Comunicação): marilia@cese.org.br
Luana Almeida (Assistente de Comunicação): luana@cese.org.br
Thaís Ribeiro (Estagiária): imprensa@cese.org.br
 

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br