IECLB e Conselho Mundial de Igrejas



ID: 2701

Secretário geral do CMI fala para a reunião global Pentecostal

07/09/2016



¨Nós todos pecamos contra o Espírito Santo se ignorarmos as mudanças climáticas¨, disse o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), durante o dia de abertura da 24ª Conferência Mundial Pentecostal, em São Paulo, Brasil, em 7 de Setembro.

¨Nós temos que nos lembrar que o Espírito Santo é o doador de vida, ativo na criação desde o início até hoje. O Espírito Santo nos sustenta e todas as criaturas a cada dia¨, disse ele.

¨O mundo precisa desesperadamente de pessoas como vocês que acreditam no poder transformador do Espírito Santo para investir no futuro do mundo para nossos filhos¨, acrescentou.

¨Como pentecostais, acreditando no poder do Espírito Santo, vou convidá-los para receber o convite emitido pelo Patriarcado Ecumênico, o Papa Francisco, o secretário-geral do CMI e outros líderes ecumênicos para orar e cuidar da criação de Deus¨, disse Tveit no jantar Conferência Mundial Pentecostal (PWF), onde ele foi convidado pelo Rev. Dr. Prince Guneratnam, presidente da PWF, para trazer uma saudação.

Representantes do Fórum Cristão Global, Aliança Evangélica Mundial, Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Federação Luterana Mundial também falaram para a reunião global Pentecostal.

¨Vocês, como pentecostais, tem sido corajosos em sua pregação de que o Evangelho de Jesus Cristo é uma mensagem transformadora. Vocês tem sido fortes, enfatizando que a nossa fé é também a esperança de algo mais do que podemos ver neste momento¨ , afirmou o secretário-geral do CMI.

Tveit expressou sua gratidão pela promoção de uma frutífera colaboração em Cristo entre o CMI e a PWF, particularmente através do Fórum Cristão Global, mas também através de sua participação na nossa assembleia em Busan.

Como a PWF, o CMI foi fundado no rescaldo da II Guerra Mundial. Nos últimos 15 anos o CMI tem mantido uma plataforma para o diálogo com os pentecostais.

¨O grupo consultivo conjunto ajudou a alimentar o nosso crescimento conjunto em Cristo. Ele continuará nos próximos anos, examinando como o Espírito Santo está trabalhando na igreja para formar discípulos que transformam o mundo¨, disse Tveit.

Rev. Dr. Isak Burger, ex-vice-presidente PWF, sublinhou que ¨ao longo dos últimos dez anos, houve uma crescente abertura e reconhecimento do maior valor do corpo de Cristo; que, nós, como o movimento pentecostal, não somos a igreja, mas somos parte da igreja ¨, disse ele.

Burger, que foi membro do Comitê Consultivo da PWF desde 1993, também disse que ¨os momentos que tivemos aqui em São Paulo com representantes dos principais organismos ecumênicos são parte de um processo contínuo e um passo significativo para reconhecer o corpo maior de Cristo¨.

Em seu discurso, Tveit também apontou para ¨uma nova era de reconhecimento mútuo entre os pentecostais e os movimentos ecumênicos, dizendo que eles são obrigados pela fé a caminhar juntos, orar juntos e servir juntos, se eles são verdadeiramente uma resposta à oração de Cristo para que todos sejam um, para que o mundo creia¨ (João 17.21).

¨Espero que possamos ouvir juntos o que o Espírito está nos chamando a nos tornar hoje. As igrejas do mundo precisam enfatizar - como vocês - mais a nossa fé no Espírito Santo. O mundo precisa de nossa fé no Espírito Santo para acreditar que a mudança para o melhor é possível¨, Tveit observou.

¨Peço-lhes examinar seus corações e mentes, individualmente e em conjunto, para perguntar: Como podemos ser parceiros com o Espírito Santo, criando e mantendo a vida na criação de Deus e na Igreja?¨, perguntou Tveit.
 

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br