Música na IECLB


Assessoria de Música do Sínodo Espírito Santo a Belém inicia atividades

03/07/2017

A Assessoria de Música do Sínodo Espírito Santo a Belém, iniciada em julho de 2017, é um suporte profissional em música para desenvolvimento de atividades e materiais que auxiliem musicistas no dia a dia das comunidades, a partir das demandas e orientações do Conselho Sinodal de Música.

Vinícius Ponath – membro da Paróquia da Serra, músico de formação, com conhecimento litúrgico-musical e confessional e experiência nas comunidades da IECLB – foi escolhido para assumir a função.

Neste segundo semestre de 2017 serão desenvolvidas atividades de planejamento e estruturação da assessoria. O assessor estará nas conferências ministeriais das uniões paroquiais do Espírito Santo para acolher as demandas locais e pensar seus projetos para o próximo ano. Também já está previsto suporte executivo para o Musisacra, que será realizado na Associação Diacônica Luterana (ADL) nos dias 2 e 3 de setembro; e para o encontro de regentes e coralistas, que acontecerá na UP Mata Fria em 16 e 17 de setembro.

A partir de 2018, cada união paroquial capixaba poderá solicitar até três atividades de formação na área da música, de acordo com a necessidade de cada uma. Nestes eventos, o deslocamento, a hospedagem, o material do encontro e alimentação são de responsabilidade da UP, como contrapartida.
Em nível sinodal, serão realizados até quatro eventos, sendo um deles voltado à União Paroquial Norte e Nordeste – que por conta das distâncias e consequente alto custo, ainda serão verificadas formas de viabilizar financeiramente a atividade.

Com relação aos materiais, faz parte das atribuições da assessoria reunir partituras, digitalizar e disponibilizar em ambiente virtual; além de buscar parcerias para criação de materiais didáticos e de áudio. Deseja-se também, com isso, que o assessor seja referência para musicistas das paróquias solicitarem esses materiais e desenvolverem suas atividades.

Outras demandas e solicitações de comunidades, setores de trabalho, instituições ou do próprio Sínodo podem ser encaminhadas a qualquer momento para a assessoria, pelo e-mail musica.sesb@gmail.com. Porém, serão atendidas dentro do planejamento e possibilidades da assessoria e definições do conselho de música.

Também vale lembrar que a assessoria de música não quer e não vai substituir nenhuma liderança capacitada, a assessoria de música é um apoio executivo ao amplo trabalho do Conselho de Música. Para isso, também dispõe de uma sala multiuso na sede do Sínodo, para apoio às atividades de escritório ou às que precisam de ponto de apoio.

A música é ferramenta de missão com crianças, jovens, adultos. A música ajuda a Comunidade a cantar sua fé, louvar, clamar, orar, agradecer, exaltar e viver comunhão. As pessoas precisam se sentir motivadas a cantar mais e melhor, com mais consciência do que se canta.

A principal expectativa é que a assessoria fortaleça esse trabalho nas comunidades, pois a música faz parte da nossa cultura, nossa história e nossa confessionalidade. O Sínodo Espírito Santo a Belém tem uma caminhada muito bonita pela Música, nos corais, trombonistas e grupos diversos, tudo isso com forte presença do voluntariado, do amor pela causa, que é importantíssimo valorizar, capacitar e dar motivação para fazer mais e melhor. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br