Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 09:01

Unidade

Série Especial Eu sou o SENHOR, teu Deus

Ele tinha dois meses quando chegou ao abrigo. Veio porque a mulher que o gerou não tinha condições de cuidá-lo. Tinha algo pior que separar-se da mãe? Sim! Foi diagnosticado com Aids. Era um menino lindo! A pele rosada não aparentava a doença grave que ameaçava a sua saúde. Ficou doente e foi hospitalizado em Porto Alegre/RS. Ficou 15 dias no hospital até melhorar a sua imunidade. Ele nasceu com uma carga viral muito alta. A mulher que o gerou não quis tomar os remédios que poderiam trazê-lo ao mundo sem nenhum resquício da doença dela. Nós, funcionários da Associação Benefi cente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI)* , oramos por ele e pedimos a misericórdia de Deus

O que você sentiu quando leu a história real de um menino acolhido em um abrigo da ABEFI em Novo Hamburgo/RS? Pena? Tristeza? Uma sensação estranha no peito? Colocou-se no lugar dele?

*Na época em que escreveu o texto, o autor ocupava o cargo de Diretor Geral da ABEFI.

 O nosso Deus é um Deus misericordioso. Separada de Deus, a humanidade não tinha condições de restabelecer a aliança com Ele pelo seu esforço. Deus viu o sofrimento das pessoas e as suas vãs tentativas de se sentirem amadas por Ele e teve misericórdia!

A palavra misericórdia tem origem latina e é formada pela junção de miserere ‘ter compaixão’ e cordis ‘coração’. Misericórdia é sentir no coração a miséria do outro. A misericórdia de Deus é o ato de não nos castigar pelos nossos pecados como merecemos. A graça é Deus nos abençoando, apesar de não merecermos. A misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto a graça é estender bondade aos pecadores. Misericórdia é aproximar os seus sentimentos dos sentimentos de alguém.

Mesmo com Deus presente neste mundo, em Jesus, muita gente não compreende a sua misericórdia, fruto do amor e que nos dá a possibilidade de nova vida. Em Jesus Cristo, pela fé, o perdão é ofertado por Deus como graça nascida na sua misericórdia.

Deus, vendo que o caminho era difícil, abriu o seu coração misericordioso para a humanidade. É que, no coração de Deus, habita a misericórdia divina. É no seu coração que Deus sente a miséria das pessoas pecadoras, fracas, arrependidas, doentes, excluídas e todas aquelas que querem se encontrar com Deus e serem acolhidas por ele. O coração de Deus sentiu as dores da humanidade. Para sentir na pele a nossa miséria, habitou neste mundo, pisou na poeira da Galiléia na pessoa de Jesus Cristo. Nele, Deus escancara o seu coração ao mundo e demonstra todo o seu amor. Acolhe aos que tinham nada a oferecer, nem a Ele e nem a ninguém.

Em Cristo, Deus vem para dentro deste mundo e se compadece da situação humana, envolta em pecado, sofrimento, opressão, vaidade, desejos de poder, medo da morte... Um momento de Jesus neste mundo, narrado em Lucas 19.41-42, revela o coração misericordioso de Deus: Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse: Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz, mas agora você não pode ver isso. As lágrimas de tristeza de Jesus revelaram o que se passava no coração de Deus. Só quem sente no seu coração a dor do outro derrama lágrimas de tristeza, como Jesus derramou, vendo a insensibilidade do povo de Jerusalém. É a miséria do outro doendo no coração de Deus!

Mesmo com Deus presente neste mundo, em Jesus Cristo, muita gente não compreende a misericórdia de Deus. A misericórdia é fruto do amor. A misericórdia de Deus nos dá a possibilidade de nova vida. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deunos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos (Ef 2.3-5). Em Cristo, pela fé, o perdão é ofertado por Deus como graça nascida na sua misericórdia.

Se Jesus vivesse no mundo de hoje seria o mestre do Twitter. As principais afirmações de Jesus cabem em 140 caracteres. Foi em menos de 140 caracteres que ele disse: Em seguida, tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos e todos beberam. Então, lhes disse: ‘Isto é o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos’ (Mc 14.24). Jesus deu a sua vida para que a misericórdia de Deus atingisse todas as pessoas e abrisse a possibilidade de sermos salvos pela fé. Quem crer será salvo, afi rma Jesus. Encantadas com a possibilidade de salvação pela graça de Deus, as pessoas reconhecem a sua misericórdia.

No cenário de hoje, onde vivemos? Qual é o lugar desta afirmação de Jesus?

Uma leitura de cenário atual... Chegamos, no mundo ocidental, ao momento da supremacia do individualismo. Se, no passado, o grupo familiar, o clã, a tribo e, depois, o estado eram importantes, hoje o indivíduo é supremo. Ele decide o que fazer da sua vida. Quem dita a vida são o consumo e a produção da moda. O indivíduo não precisa mais da Comunidade, da Igreja ou qualquer instituição para se sentir pleno. Pode-se questionar se realmente o indivíduo está satisfeito, pois a plenitude de vida anunciada por Jesus passa longe da satisfação material e simbólica. 

Nada melhor que este tempo de Advento e Natal para aceitarmos o convite do alimento da misericórdia e da graça de Deus e estendê-lo a quem quiser. Da manjedoura que acolhe Cristo à mesa da comunhão, Deus é misericórdia perdão e graça!

Os bens, necessários para viver, são desejos criados pelo marketing, para, simbolicamente, causar a sensação de plenitude. Esse modo de viver a vida causa uma multidão de excluídos. As pessoas que têm acesso a um iPhone, ou seja, um celular da famosa Apple, querem ser identificadas por possuir o melhor dos aparelhos celulares. A Apple não vende celular. Ela vende status! Pessoas permanecem horas na fila para serem as primeiras a comprar uma novidade. Fazer parte deste grupo gera uma identidade mediada pelo bem material e o simbólico. A marca famosa lhes concede status e identidade inclusiva, sem compromisso, mas com identificação.

Os indivíduos têm dificuldades de participar de tudo o que gera compromisso com o outro. Clubes que têm sócios estão falindo em quase todas as cidades. Por que as pessoas não querem mais se associar para manter um clube para festas, bailes e piscinas? Porque querem a liberdade de escolher lugares diferentes. O baile do clube se transformou na ‘balada’ na casa de shows. A pessoa paga ingresso, se diverte e sai sem se comprometer com ninguém. Abandona-se o clube por causa do compromisso da mensalidade e da mesmice que gera se encontrar com as mesmas pessoas, nos mesmos lugares. O indivíduo prefere a liberdade de escolher o lugar para se divertir e a possibilidade de ser surpreendido pela convivência com pessoas desconhecidas.

As nossas Comunidades são diferentes dos clubes? Não é diferente o comportamento dos indivíduos nas Comunidades tradicionais. É difícil se comprometer com o próximo no cenário atual. Está no individualismo uma das principais razões para o sucesso da teologia da prosperidade. O indivíduo não se compromete com a Comunidade e recebe o que busca: satisfação para o seu jeito de viver dentro deste mundo.

Por que participar de uma Comunidade em que a Pregação do Evangelho da Misericórdia de Deus questiona o seu comportamento e propõe um compromisso com um estilo de vida contrário ao que propõe o mundo individualista da moda e do consumo? Tem lugar neste mundo um convite como foi feito em Isaías 55.1-3a? 

O Senhor Deus diz: Escutem os que têm sede: venham beber água! Venham os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova.

Neste convite de Deus, tudo contraria o individualismo e os valores do cenário que ora vivemos. O convite é para as pessoas que têm sede e fome e não têm dinheiro. Ao contrário, na sociedade da supremacia do indivíduo, as pessoas que não têm dinheiro não têm acesso aos bens necessários e muito menos terão acesso aos bens que concedem inclusão e status. No texto de Isaías, tudo no convite de Deus é de graça!

A palavra graça soa estranha no mundo atual, mediado pelo dinheiro.

Quem ouvir e aceitar o convite terá o melhor alimento e comidas gostosas. O fundamental para as pessoas convidadas e que aceitam o convite é que terão nova vida. A sede passou! A fome se foi! A graça se instalou!

É para uma nova vida que Deus nos convida neste tempo de Advento e Natal. Diferente do convite do texto de Isaías, Deus não ordena, mas convida, movido pela sua misericórdia, a aceitarmos nova vida em Cristo. Na manjedoura, Jesus é protegido no lugar onde os animais comem. Na mesa em que os seres humanos se alimentam, Jesus oferece o seu corpo e o seu sangue para nos alimentar de misericórdia, graça e perdão. Na mesa da ceia, ele nos chama para uma nova vida. Somos chamados e chamadas a deixar de lado os símbolos da moda, do consumo e da exclusão social por falta dos bens materiais.

Jesus nos chama para nos unirmos em Comunidade e nos comprometermos com o nosso próximo. Esse compromisso se estende ao compromisso com a Criação. Este cenário construído pelo individualismo precisa transformação não só porque exclui, mas porque nega a necessidade de Deus. A tarefa da Igreja de Cristo é apresentar o Cristo como o coração aberto de Deus para que todos sintam no seu coração a misericórdia acolhedora do Pai.

Nada melhor que este tempo de Advento e Natal para aceitarmos o convite e estendêlo a quem quiser ouvir. Vamos convidar os ‘fora de moda’ e os ‘sem bens’ que querem se alimentar da misericórdia e da graça de Deus. Da manjedoura que acolhe Cristo à mesa da comunhão, Deus é misericórdia perdão e graça!

A resposta à nossa oração! Em quatro meses, o nosso menino acolhido foi mais algumas vezes ao hospital, mas a nossa oração foi ouvida e a misericórdia de Deus se fez presente. Um casal adotante, há anos na fila de espera, chegou ao lar para uma visita. Estavam informados pelo Juizado que o menino tinha Aids. Eles olharam embevecidos para o menino e o abraçaram. É nosso filho! Vamos amá-lo como nunca foi amado! Vamos cuidar dele para sempre!

A nossa oração foi atendida e hoje temos notícias de uma família feliz e de um menino que encontrou amor, encontrou misericórdia! Se recebemos a misericórdia de Deus, devemos olhar com misericórdia para as pessoas que vivem em miséria humana. Não tenha pena! Pena imobiliza! Misericórdia ganha a força do coração e mobiliza para uma ação em direção a outra pessoa! Que Deus nos abençoe com a sua misericórdia e nos faça pessoas misericordiosas!

P. Carlos Eduardo Müller Bock, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, com sede em São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br