Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 16:08

Sínodos

Evangelização, Formação, Gestão e Visitação

Em sua reunião anual, o Conselho de Planejamento Estratégico do Sínodo Rio dos Sinos avalia os trabalhos que foram realizados e os que se encontram em andamento. Além disso, determina as prioridades para os próximos anos. Para 2017, três áreas foram definidas como prioritárias: Visitação, Formação e Gestão. Ao investir nelas, pretende-se atingir o objetivo maior: despertar ou fortalecer a motivação. Um novo tema prioritário foi acrescentado a partir de 2018: Evangelização.

Após anos de gestação, o projeto da Pastoral do Cuidado nasceu e, agora, se consolida. É um trabalho de visitação a pessoas enfermas que buscam tratamento em hospitais de Porto Alegre/RS. Coordenada pela Pa. Franciele Sander, a equipe da Pastoral conta com cerca de 30 pessoas voluntárias, capacitadas para a visitação a pessoas enfermas.

Em 2017, foram visitadas 1083 pessoas. Dessas, 485 são membros de Comunidades da IECLB. Queremos visitar todas as pessoas da IECLB que se encontram internadas em hospitais de Porto Alegre. Para alcançar essa meta, é necessá- rio informar à Coordenação o nome da pessoa enferma e o local da sua internação. A Pastoral do Cuidado é mantida com recursos da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, do Sínodo Rio dos Sinos e de outros Sínodos. Além disso, estamos iniciando uma campanha em busca de novos apoiadores e novas apoiadoras.

O tema da visitação também está presente em outras frentes. Seis equipes de visitação realizam o trabalho que antes recebia o nome de ‘avaliação’. A cada ano, são visitados 10 Campos de Atividade Ministerial (CAM). Em quatro anos, pretende-se visitar todos os 40 CAMs que integram o Sínodo. Outra frente de visitação está aos cuidados da Comissão de Apoio à Gestão, que visita em torno de 10 CAMs por ano, com o objetivo de esclarecer questões de ordem administrativa. A visitação pastoral está aos cuidados do Pastor Sinodal e de integrantes do Conselho Assessor de Acompanhamento Pastoral.

A área da Formação carece de investimento constante e permanente. Comunidades são animadas a investir na formação dos seus membros. No ano que passou, várias realizaram, com êxito, o curso Trilha 8. A capacitação de líderes em nível local, de núcleo e sinodal continuou a receber investimento, em diversas frentes. Além disso, Ministros e Ministras tiveram vários encontros para planejamento, formação continuada e convívio fraterno. Merece destaque a realização do Simpósio Internacional de Lutero, em parceria com o Sínodo Nordeste Gaúcho.

Em todas as ações, a área da Comunicação está presente e merece investimento ainda maior. O Sínodo procura chegar às pessoas por vários meios, como jornal, agenda, boletim eletrônico, site, rede social e rádio, alguns desses canais de comunicação.

Nem tudo são alegrias... Os dados das estatísticas trazem preocupação: diminui o número de membros. Precisamos identificar as causas dessa redução. Ao mesmo tempo, várias Comunidades passam por dificuldades e não conseguem autossustentabilidade financeira. Algumas causas são conhecidas. Há Comunidades que ainda não se reergueram completamente após o cisma com o movimento carismático. Outras continuam a ser frente missionária e carecem de investimento do Fundo Sinodal de Apoio à Missão. A crise nacional que, nos últimos anos, afetou muitas famílias também chegou a várias Comunidades. Com o acompanhamento do Sínodo, Comunidades são estimuladas a estabelecer parceria. As Paróquias de Guaíba e da Região Carbonífera, por exemplo, farão, em 2018, a experiência de se tornarem uma União Paroquial.

Esse quadro aponta para a necessidade urgente de o Sínodo acompanhar de perto as questões relacionadas à gestão e indica que é tarefa inadiável o investimento em ações que façam brotar a motivação ou que a fortaleçam, em Comunidades, membros, lideranças, Presbíteros e Presbí- teras, Ministros e Ministras.

Em nosso planejar e agir, ânimo e compromisso estão bem descritos em um antigo ditado oriental, citado com frequência em nossos encontros: Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer, mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver.

P. Me. Edson Edilio Streck | Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br