Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 12:42

Presidência

Eu sou o SENHOR, teu Deus

O Lema da IECLB para 2018 está na sequência dos 500 anos de caminhada da Reforma da Igreja. Fazemos parte de um povo, de uma Igreja sempre a caminho e sempre em Reforma. Meditando sobre o Lema Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a), percebemos que Deus se apresenta e fala ao povo que Ele resgata da escravidão e promete conduzi-lo para uma terra boa e de grande fartura. Esta terra ainda precisa ser conquistada, pois está nas mãos dos cananeus e outros povos, devotos a deuses diferentes.

Assim aconteceu que, no terceiro mês depois da saída do Egito, chegaram os israelitas ao pé do Monte Sinai. Ali acamparam por algum tempo e Moisés sobe o monte e Deus lhe fala: Diga ao povo que se purifique para me adorar, lave as roupas. Esteja pronto para depois de amanhã. Venham todos ao Monte

Moisés fez como Deus lhe ordenara. Pela manhã do terceiro dia, começou a trovejar e a relampejar. Uma nuvem escura apareceu sobre o Monte e as trombetas soaram forte. Todo povo ficou com medo. Então, Moisés levou os israelitas ao pé do Monte, onde todos ouviram a voz de Deus, que falou: Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei da terra do Egito, onde você era escravo. Não tenha outros deuses a meu lado.

Honrem o nome de Deus. Nós conhecemos esta ordem de Deus. Nós aprendemos estas palavras ainda crianças ou adolescentes, no Culto Infantil ou, mais tarde, no Ensino Confirmatório. Aprendemos com as explicações de Lutero no Catecismo Menor: Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo. Deus não admite outros deuses a seu lado – politeísmo.

Deus é exclusivo e, conforme Êxodo 34.14, Ele é ciumento. A nossa busca e caminhada com Deus não pode ser detida nem desviada. Cremos e adoramos um Deus de vida ou servimos e adoramos os ídolos da morte. O coração humano é sempre o mesmo e uma das suas tendências é procurar valores absolutos criados por ele mesmo, ou seja, procurar novos deuses.

O tempo é oportuno para refletir e ensinar o que aprendemos dos antepassados e o Tema 2018 reafirma o compromisso com a Comunidade: Igreja - Economia - Política. A Igreja tem o compromisso de ensinar a verdade que liberta. A Economia é o caminho da solidariedade e da partilha. A Política é a responsabilidade de todas as pessoas com o que é publico. Igreja, Economia e Política fazem parte da nossa vida e da caminhada que perpassa toda a história da Criação de Deus.

P. Inácio Lemke | Pastor 2o Vice-Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br