Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 811

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 17:51

Presidência

Agora, começam os ‘outros 500’!

Lutero e o seu empenho que resultou na Reforma precisam ser compreendidos a partir da sua Teologia. Enquanto a Igreja da época difundia a imagem de Deus como juiz severo, o que favorecia o comércio de indulgências, Lutero redescobriu a mensagem verdadeira da Escritura: o sacrifício de Cristo trouxe (e traz a cada novo dia!) o presente (a graça) chamado perdão. O que Deus requer de nós (e este é seu amoroso convite) é que peçamos perdão, nos arrependamos e, em resposta, vivamos como pessoas generosas, solidárias, promotoras da paz e da justiça. A partir dessa redescoberta, Lutero sentiu-se livre, livre de medo e culpa diante de Deus e pronto para mostrar as consequências dessa fé para a vida em sociedade.

É possível que ainda não tenha sido suficientemente compreendido – tanto por luteranos e luteranas, quanto pela sociedade brasileira – o legado da Reforma do século XVI a partir da Teologia de Lutero. Tomemos como exemplo a educação. Lutero foi enfático nisso. Ele constatou que, na sua época, a população era ludibriada em nome da religião e pela política e grande parte disso se devia ao fato de o povo ser iletrado. Ouvia pregações como se fosse o Evangelho, mas o Evangelho não era. Daí que Lutero definiu e defendeu a importância da escola – também para mulheres!

O que fizeram as famílias luteranas que vieram ao Brasil a partir de 1824? Ali onde um grupo de famílias luteranas abria uma picada para fincar suas raízes, a primeira providência era criar condições para as crianças disporem de escola. Eine Kirche - Eine Schule, diziam, ou seja Uma Igreja - Uma Escola.

Das teses de Lutero, temos a valorizar a importância da sua visão de ética. Ética na política, por exemplo, que tanto faz falta no Brasil. Lutero não misturou nem confundiu ética cristã e política. Ele distinguiu e relacionou. Para o Reformador, fazer política é cuidar de quem sofre e impedir que se pratique o mal. A ética luterana requer saber que, como pessoa cristã, tenho responsabilidade cidadã. Lutero, aliás, tem uma singela e profunda defini- ção de ética. Disse ele: ‘Se eu soubesse que morreria amanhã, ainda hoje pagaria as minhas dívidas’.

Pensemos como seria a nossa convivência em sociedade se a educação de qualidade fosse direito de todas as pessoas e se essa ética governasse os nossos atos! 

P. Dr. Nestor Friedrich | Pastor Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br