Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 807

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:02

Presidência

Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move

Alegres, jubilai! Quantas vezes já anunciamos e ouvimos esta frase neste ano em que comemoramos o Jubileu da Reforma?! Quantas graças recebemos e experimentamos da parte de Deus, que nos proporcionou viver neste tempo?! Sim, de Estação em Estação, chegamos à metade do Ano do Jubileu!

Quanta gente envolvida nestas Estações e mais gente embarcando, convivendo, partilhando a alegria do Jubileu. Chegamos até aqui celebrando em grandes encontros. Em âmbito de Comunidades, Paróquias e Sínodos, vem acontecendo o Dia da Igreja. Em todas as Assembleias Sinodais de 2017, é feita referência ao júbilo da Reforma. A unidade na Reforma se faz presente e aponta que é possível superar as diferenças. Homens e mulheres são desafiados e desafiadas ao diálogo para superar conflitos.

Na IECLB, temos diversas Comissões de Diálogo entre Igrejas Cristãs e Diálogo Inter-religioso. Entre estas Comissões, está a Comissão Bilateral Católica-Luterana IECLB-ICAR. No Ano do Jubileu, esta Comissão sentiu-se motivada a traduzir e publicar em Língua Portuguesa o docmento Do conflito à comunhão – Comemoração conjunta Católico-Luterana da Reforma em 2017. A mesma Comissão também se empenhou em diálogo com as instâncias das nossas Igrejas para a publicação do Cântico de Maria, conhecido como Magnificat, de Martim Lutero.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), responsável pelo material da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) traz este ano a chamada Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move (2Cor 5.14-20), em que o Apóstolo Paulo afirma que é a graça de Deus que nos reconcilia. A relação entre a graça e a reconciliação é motivada pela celebração dos 500 anos da Reforma, em 1517.

Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500... Este Tema nos aproxima. O diálogo constrói caminhos que levam do conflito à comunhão, à reconciliação, a desconstruir conceitos e preconceitos que dividem. Em tempos de conflito, queremos promover a paz.

Como discípulos e discípulas de Cristo, confiando na oração e na ação do Espírito Santo, o único capaz de restituir a unidade da Igreja, vivenciemos a Reforma e não silenciemos diante de injustiças e agressões em relação à vida.

Que o Deus da reconciliação em Jesus Cristo nos conduza, cada vez mais, para a unidade (Jo 17.22). 

P. Inácio Lemke | Pastor 2o Vice-Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br