Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 821

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 03:08

Educação Cristã Contínua

Crianças na Ceia do Senhor

Somos Corpo de Cristo

Você ainda não pode!... Você já se sentiu excluído ou excluída de algum lugar ou momento especial? Com certeza, não é uma experiência interessante. Como Igreja de Jesus, buscamos sempre incluir. Todas as pessoas são bem-vindas na nossa comunhão. Não queremos excluir ninguém, muito menos as nossas crianças, que trazem sempre de novo a beleza e a graciosidade da vida. A Santa Ceia é momento pleno de comunhão e alegria.

Para Jesus, as crianças são exemplos para os seus discípulos e são capazes de receber o Reino. Lembremo-nos das palavras de Jesus em Marcos 10.15 [...] quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Assim, as crianças são muito bem-vindas à Ceia. Afinal, a Ceia é do nosso Senhor e é Ele quem convida todas as pessoas. Para Jesus, receber o Reino de Deus não depende do intelecto ou da maturidade, mas, sim, da fé, que é dom de Deus, não obra nossa. Com o Batismo, somos o Corpo de Cristo.

O Apóstolo Paulo, ao utilizar a imagem do corpo e seus membros, acentua a comunhão entre pessoas diferentes, também entre gerações diferentes. Fazer parte do Corpo de Cristo é estar em comunhão com Deus e com todas as pessoas. Em 1Co 10.17, o apóstolo diz: Mesmo sendo muitos, todos comemos do mesmo pão, que é um só, e por isso somos um só corpo. A aceitação de sermos um só corpo acontece quando as crianças são incluídas na celebração que dá vida ao corpo de Cristo.

Na Ceia, há a manifestação da graça de Deus e também as nossas crianças vivem sob essa graça. A Santa Ceia é a presença amorosa e salvadora do nosso Deus. Ela quer nos alimentar, manter em comunhão e dar ânimo para todos os momentos de nossa vida. Ceia é um presente de Deus. Portanto, há motivos teológicos para que as crianças participem da Santa Ceia. Crianças e adultos compartilham dos mesmos elementos na Ceia.

Como acontece na sua Comunidade? As crianças são bem-vindas na Santa Ceia? Participar da Santa Ceia é um convite do próprio Deus para todas as pessoas. A Santa Ceia é um momento de partilha e comunhão que Deus tem nos ofertado para que a nossa vida se torne mais completa, bonita e alegre. É viver em união entre irmãos e irmãs na fé – de qualquer idade. A Ceia do Senhor quer ser o alimento pelo qual se nutre, restaura e fortalece a vida e o compromisso do Batismo. Vamos incluir mais e mais, abraçar e viver a comunhão em todas as nossas Comunidades.

Pa. Janaína Stahlhöfer | Ministra na Paróquia Bom Pastor de Canguçu/RS e representante do Sínodo Sul-Rio-Grandense no CONECC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br