Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 811

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 18:13

Educação Cristã Contínua

Formar-se ou aprender a aprender?

Quem já teve essa experiência, sabe bem o que é a alegria de uma Formatura. Segundo o dicionário, o verbo ‘formar’ significa dar forma. As palavras devem nos provocar, por isso... Que ‘forma’ você tem?

Durante a vida, a pessoa passa por experiências que lhe dão, por assim dizer, uma forma. Essa forma não é definitiva nem pré- moldada. É um processo em permanente movimento no qual estão incluídos o estudo, as leituras e os relacionamentos.

A velocidade com que as informações são produzidas e transmitidas e o volume a que temos acesso mostra que a educação é um processo que jamais tem fim. Nunca estaremos totalmente formados ou formadas. Sinceramente? Gosto disso! 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) propôs, em 1997, quatro pilares para a educação em nosso milênio e um deles é aprender a aprender. Disposição e humildade para reconhecer a necessidade de buscar o conhecimento são o ponto de partida para aprender a aprender e premissas dessa mudança de paradigma.

Precisamos nos adaptar a uma nova realidade em que a leitura, o estudo, a curiosidade e a busca constante e autônoma fazem parte do cotidiano. Nesse sentido, faz-se necessário afiarmos o nosso senso crítico para avaliar o que é importante e buscar fontes confiáveis que tragam bom embasamento e novos conhecimentos.

Em nossa vida cristã, será que nos ‘formamos’ na fé? Conheci uma senhora muito querida, que, do alto dos seus 80 anos, era a mais assídua frequentadora de um curso que tivemos em nossa Comunidade sobre o livro de Romanos. Lembrei dela quando li o comentário de Lutero, citado ao lado do Salmo 150 na Bíblia Sagrada com Reflexões do Reformador: Enquanto viveres não tenhas outro sentimento a teu respeito a não ser como o de alguém que ainda não ama a lei de Deus e que necessita urgentemente dela.

Assim, a resposta para a pergunta acima é: não há formatura na fé! Essa é também a compreensão da nossa Igreja quando defende uma Educação Cristã Contínua, ou seja, durante toda a vida, por isso trabalha para que os conteúdos vistos na infância ou no Ensino Confirmatório, por exemplo, sejam estudados novamente na vida adulta. As perguntas e a maneira de ver a vida e Deus mudam conforme o tempo, mas a necessidade de aprender e reaprender não.

Aprender a aprender sobre Deus é um desafio permanente e instigante. Necessitamos buscar o conhecimento sobre Deus e a sua vontade para nós, por isso busquemos a fonte mais fiel e confiável, a Bíblia, para conhecer melhor o nosso Deus, não como alguém que conhece apenas de vista, mas como alguém cujo propósito é dar para nós o que de melhor podemos alcançar.

Profa. Márcia Bach de Oliveira Lorentz | Orientadora do trabalho com crianças e adolescentes na Paróquia Cristo Salvador, em Curitiba/PR 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br