Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 04:18

Diversidade

As pessoas pacificadoras serão chamadas filhas de Deus

Jesus, ao despedir-se de seus amigos e suas amigas, lhes deixa a paz: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27), paz como presente de despedida, consolo e inspiração para o cuidado e a propagação desta paz, que almeja transformar a mentalidade e a realidade social, econômica e política.

As nossas vidas e lidas clamam por paz, pois estamos envoltos em contextos e sistemas de violência. Infelizmente, a violência passa a ser vista com normalidade, porque, rotineiramente, somos confrontados com mortes, desastres e tragédias no trânsito, em agressões físicas e verbais, nas condições indignas e desumanas que afligem boa parte da população e na devastação e exploração da natureza. Entrementes, quando a violência chega à nossa porta e à nossa vida, ela deixa de ser normal e cotidiana e se torna brutal!

Jesus nos deixa o compromisso de cuidar e propagar a paz que transforma realidades, que cuida da natureza, que age com alteridade, justiça e amor. Assim, a superação da violência começa com a nossa indignação e a erradicação da concepção da violência como algo normal. Aquele que sofreu o horror da violência mediante a tortura e a cruz nos envia a sermos pacificadores: Bem-aventuradas as pessoas pacificadoras, porque serão chamadas filhas de Deus (Mt 5.9).

Desta maneira, os conflitos são inerentes à vida, mas a forma como lidamos com eles é uma escolha. Jesus destaca que o Evangelho é uma mensagem de superação da violência e nos ensinou que, para cuidar e propagar a paz, necessitamos viver uma cultura de paz, investindo na educação para a não violência, despertando a prática da paciência como ciência da paz, ou seja, o emprego e o desenvolvimento de conhecimentos, práticas, atitudes e hábitos que promovam uma vida em paz. Jesus nos ensinou e ensina a desenvolver a paciência, a cultura da paz, mediante:

- o amor ao próximo e aos inimigos, gerando o entendimento: Amais seus inimigos e fazei o bem a quem os odeia (Lc 6.27s);

- a diaconia, servindo as necessidades e promovendo solidariedade: O maior entre vocês... é o que serve (Lc 22.26s);

- a partilha do bem, fomentando a comunhão: Não nos cansemos de fazer o bem (Gl 6.6s);

- o perdão cotidianamente, possibilitando a reconciliação: Perdoem-se mutuamente. Perdoem como o Senhor lhes perdoou (Cl 3.13);

- a não violência, propagando a paz como opção de vida: Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra (Lc 6.29);

- a prática da justiça na construção de uma sociedade digna: O fruto da justiça será paz (Is 37.17).

Na condição de Comunidades de Jesus Cristo, temos responsabilidades com a paz, fundamentalmente com as relações e a educação para paz. 

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Igrejas Luteranas em favor da Paz

Como Igrejas, temos um compromisso permanente de fidelidade ao Evangelho e entendemos ser nosso dever, à luz da santa vontade de Deus, conclamar os povos para a paz, a justiça e o respeito à dignidade de toda vida humana, criatura amada de Deus.

São condenáveis todas as formas de violência, fruto do pecado humano, como regimes ditatoriais e ações de terrorismo.

Conclamamos aos fiéis de nossas Igrejas e a todas as pessoas de fé em Cristo a se empenharem em iniciativas de paz e em processos de educação para uma paz duradoura.

Orai sem cessar (1Ts 5.17).

Declaração Conjunta das Igrejas Luteranas (IECLB-IELB) em favor da Paz (2003)

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br