Missão com Crianças



ID: 2781

A importância do culto infantil na formação das crianças

Lugar da criança na Igreja (2)

22/06/2017

Quando se fala de Educação Cristã Contínua na IECLB, é pensada a formação do ser desde a menor idade até os idosos e idosas. Desta forma, lembramos que, para que haja adultos na comunidade daqui 40, 50 anos, é necessário um apoio e dedicação de todos e todas em relação a participação das crianças e jovens na igreja.

O versículo mais utilizado para falar da importância da formação do caráter e da fé das pessoas, e principalmente das crianças, é o de Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”.

Sem dúvida alguma, os pais e o meio em que as crianças vivem tem grande influência na formação das crianças. Neste sentido, aquilo que a criança ouve, vê e vivencia ficará marcado para sempre em sua vida.

Creio que o Culto Infantil tem algumas funções bastante importantes na formação das crianças:

– Senso de coletividade: por mais que várias das crianças tenham irmãs e irmãos, alguma outra criança que divide o espaço em que ela vive, no Culto Infantil elas têm a oportunidade de aprender a respeitar o espaço da outra, aprender a ouvir, entender que é importante dividir para brincar junto;

– Encantamento pela igreja e pela fé: uma das grandes funções do Culto Infantil é a motivação para a participação na igreja. Se formos pensar em levar os jovens para o Ensino Confirmatório sem essa base de fé e conhecimento bíblico, sem o encantamento proporcionado pela vivência de forma lúdica da fé que acontece no Culto Infantil, a permanência torna-se muito mais difícil.

– Conhecimento bíblico: No culto infantil, há diversas atividades. Dentre elas, a contação de história, baseada num texto bíblico, proporciona que estes princípios sejam apreendidos por elas. Quando se pergunta aos adultos, grande parte lembra das histórias bíblicas porque as ouviram de forma lúdica, leve, engraçada, no Culto Infantil.

Como pais, mães, familiares, educadores e educadoras, somos chamados a incentivar e motivar as crianças à fé. Já no Culto Infantil elas são ensinadas sobre ética cristã, cuidado, respeito e amor ao próximo. As crianças não têm condições de participar da igreja sozinhas, por isso, temos a responsabilidade de levá-las, conduzi-las. Sejamos nós essa ponte para a participação e permanência delas na igreja.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Campinas (SP)
Área: Missão / Nível: Missão - Criança
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 22 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42731

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br