Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Chamados a ser mensageiros da alegria

Comentário para o segundo dia - 09/5

09/05/2016

Textos bíblicos:

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Is 61,1-4 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim : O Senhor, fez de mim um messias, Ele me enviou a levar alegre mensagem aos humilhados.
Sl 133 Oh! Que prazer, que felicidade encontrar-se entre irmãos !
Fil 2,1-5 Cumulai a minha alegria vivendo em pleno acordo. Tende um mesmo amor, um mesmo coração ; procurai a unidade.
João 15,9-12 Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja perfeita.
 

 

Comentários:

Na época da ocupação soviética, nenhuma presença cristã era possível nas mídias públicas letãs. Após a independência, o rádio letão do Estado começou a divulgar programas cristãos falando principalmente sobre a unidade e a missão, instaurando um fórum para permitir aos responsáveis de diversas igrejas de se encontrarem. Este testemunho público de respeito mútuo, de amor e de alegria contribuiu a fazer viver o espírito ecumênico letão. Esta é a experiência dos criadores destes programas cristãos na rádio letã do Estado que inspirou esta reflexão.

A alegria evangélica convida os cristãos a viver a profecia de Isaias : “ O Espírito do Senhor Deus esta sobre mim. O Senhor, fez de mim um messias, Ele me enviou a levar alegre mensagem aos humildes”. Temos sede da boa nova que pode curar nossos corações quebrados e nos libertar de tudo o que nos prende e nos torna cativos.

Quando o nosso próprio sofrimento nos entristece, pode faltar o vigor suficiente para anunciar a alegria que vem de Jesus. No entanto, mesmo quando nos sentimos incapazes de dar alguma coisa ao outro, já que testemunhamos o pouco que temos, Jesus o multiplica em nós e naqueles que estão ao nosso redor.

Jesus disse no Evangelho, “como o Pai me amou, eu também, vos tenho amado; permanecei no meu amor” e “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. É assim que descobrimos que sua alegria está em nós, para que nossa alegria seja perfeita. Este amor recíproco e esta alegria mútua estão no coração de nossa oração para a unidade. Como o disse o salmista: “Oh! que prazer, que felicidade encontrar-se entre irmãos !”.
 


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 61 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37854

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br