Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Alocução do Pastor Elton Pothin - Lançamento do Selo Comemorativo dos 500 anos

21/09/2017

 

LANÇAMENTO SELO 500 ANOS

PALÁCIO DE CRISTAL – 21.09.2017

Autoridades aqui presentes
Sras./Srs.

De todas as criaturas vivas que existem na terra, o ser humano é o único que tem raciocínio. E isso lhe faculta o fato de poder pensar, refletir, ter a consciência de causa e efeito, ter a consciência de passado, presente e futuro. Nós, seres humanos, temos a consciência de que FAZEMOS HISTÓRIA, de que nossos atos, nossas atitudes influenciam o presente e o futuro.

Por isso, fatos históricos marcantes que mudaram a história da humanidade, de um país, de uma região, são recordados, ensinados, aprendidos.

Citando a história da humanidade, recordamos a descoberta do fogo, da pólvora, as grandes navegações, a revolução francesa, a revolução industrial, a primeira e segunda guerras mundiais, o 11 de setembro de 2011, a descida do homem na lua, o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que dividiu a contagem do tempo em Antes dele e Depois Dele.

Se formos pensar no Brasil, recordamos e celebramos o 22 de abril de 1500 (chegada dos portugueses na costa brasileira), 07 de setembro de 1822 (independência), 15 de novembro de 1889 (proclamação da república); 13 de maio de 1888 (princesa Isabel assina a lei áurea).

Em Petrópolis, as datas principais são 16 de março de 1843 (criação do município de Petrópolis) e 29 de junho de 1845 (chegada dos colonos alemães).

E, neste ano de 2017, em 31 de outubro, estamos recordando e celebrando um dos eventos históricos mais importantes da história da humanidade, um evento histórico que dividiu a história do ocidente cristão, que dividiu a história da humanidade em antes e depois deste fato: a Reforma Luterana ou Protestante.

Daquele dia em diante, o mundo nunca mais foi o mesmo. A história do cristianismo toma novos rumos quando consegue se libertar da chancela do catolicismo Romano.

No âmbito religioso, Lutero defendia que a Bíblia deve estar na mão de todo cristãos e que este deve ler o texto da Sagrada Escritura. Dizia também que somente a Escritura Sagrada deve ser a norma da vida do Cristão, que somos salvos somente pela Graça de Deus mediante o sacrifício de Cristo na cruz, que somente pela fé no Cristo Crucificado é que temos a salvação – com estas afirmações, há o rompimento definitivo com a Igreja Romana, que afirma que as ações do ser humano também podem contribuir com a salvação. E entre estas ações humanas estava o comércio do perdão de Deus através das indulgências para diminuição das penas do purgatório.

Mesmo o mundo secular sofre influência das ideias de Lutero, das quais cito a defesa do letramento universal e a defesa da liberdade de escolha conforme a consciência.

O que Lutero defendia nos idos de 1517 não perdeu a validade nem a atualidade. Vivemos num tempo onde a comercialização e a exploração da fé das pessoas é uma realidade. As pessoas ainda são induzidas por líderes religiosos a negociar com Deus. As indulgências vendidas no século XVI têm novos nomes, assumem novas formas.

No mundo secular, a liberdade de opinião segundo a consciência está sendo cerceada com o argumento de que tudo aquilo que não é politicamente correto é uma opinião que está discriminando o outro e onde vemos hoje minorias que querem fazer valer a sua opinião sobre o todo da sociedade. Nem tudo que é politicamente correto é correto de acordo com os valores cristãos que constam na Sagrada Escritura.

Lutero defendia que a Palavra de Deus – e somente ela – deveria ser a norma de orientação para a vida do cristão. Ele defendia que com Deus não se negocia, em Deus se confia.

O convite nestes 500 anos é para que resgatemos estes valores deixados pelo reformador Martin Lutero e pela Reforma e busquemos direcionar nossas ações enquanto sociedade por estes valores.

Celebremos com alegria os 500 anos da Reforma. Mas principalmente resgatemos os valores defendidos e deixados por ela para a humanidade. Assim procedendo, estaremos honrando nosso nome de Cristãos e de Herdeiros da Reforma.

Amém.


Veja notícia com mais informações sobre o evento. Clique aqui.
 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 43958

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br