Bíblia



ID: 2769

Bíblia e educação cristã: educação como lembrança dos feitos de Deus

01/02/2014

Quantos livros você tem em sua casa? Imagino que tenha uma pequena biblioteca, muito fácil de transportar. Falo da Bíblia, que não é um livro, mas uma coleção de 66 livros. Todo livro tem sua história e normalmente um objetivo. Um livro de culinária ensina a fazer salgados, doces e tantas outras coisas deliciosas. Um livro de mecânica de automóveis trata dos elementos que compõem um carro e de como eles funcionam. Do que trata a Bíblia e qual é o seu objetivo?

A Bíblia conta a história de Deus com o seu povo. Mesmo assim, ela não é um livro de história, pelo menos não no sentido de história como aprendemos na escola. Costumamos entender história como sucessão de fatos que podem ser comprovados com datas, personagens, locais, informações escritas, achados arqueológicos, etc. A Bíblia não se preocupa em fornecer informações minuciosas e precisas do ponto de vista científico. História na Bíblia é falar às gerações presentes e transmitir às gerações futuras os feitos de Deus.

Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada. Histórias do Antigo Testamento foram contadas de boca em boca durante séculos. Poucas pessoas sabiam ler e escrever e não havia papel e caneta como hoje. Muito menos computador. Também as palavras e as histórias sobre Jesus e as primeiras comunidades cristãs não foram escritas imediatamente. Se hoje temos a Bíblia em nossas mãos, devemos isso a muitas mulheres e homens que se esforçaram para preservar a memória e contar adiante aquilo que testemunharam ou ouviram.

Dois eventos marcaram de forma especial a história do povo de Deus. No Antigo Testamento temos a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. No Novo Testamento, o ponto central é a revelação de Deus em Jesus Cristo. A maior parte dos demais relatos e ensinamentos da Bíblia decorre desses eventos ou pode ser explicada e avaliada por eles. A educação cristã é uma constante lembrança destes acontecimentos.

A Bíblia é um livro que ensina. Mas não é como o livro de culinária, que indica todos os passos para preparar uma refeição, ou como o livro de mecânica que mostra o funcionamento das coisas. Nem sempre encontraremos explicações e respostas para nossas questões. Mas a história da ação de Deus no mundo, transmitida pela Bíblia, nos ajuda a encontrar princípios para a vida. As situações mudam, os princípios permanecem. Princípios básicos, como o amor, a justiça e a paz, estão testemunhados de diferentes maneiras na Bíblia e motivam a vivência da nossa fé nos dias de hoje.

P. Dr. Emilio Voigt
Assessor de Formação, Blumenau/SC - Sínodo Vale do Itajaí
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br