Culto e Liturgia



ID: 2653

Lucas 13.20-21

Deus não se impõem, mas transforma. Não domina, mas atrai.

09/09/2016

DEVOCIONAL
(tocar um sino ou um gongo para solicitar silêncio)
No centro da sala deve estar um pequeno arranjo com velas, flores e a Bíblia

P. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos/as: Como era no principio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Hino:
P. Na hora do temporal, quando falta energia elétrica, uma pequena vela é suficiente para nos orientar. Deus quer nos orientar também nos temporais da vida. Disse o profeta Isaias: “A terra está coberta de escuridão, os povos vivem em trevas, mas a luz de Deus está brilhando sobre você, sobre vocês aparece a glória de Deus”. (Is 60.2) - (Acender a vela no centro do altar)
1. Senhor, ensina-nos a silenciar. Dentro de nós há muito barulho. As agitações do dia confundem os nossos pensamentos. Imagens nos afligem; notícias e discussões dispersam as nossas forças.

(fazer um momento de silêncio entre as falas...)

2. Que a paz venha sobre nós como a sombra das nuvens em um dia de forte calor. Que vejamos chegar a tua justiça como um nevoeiro que aparece por cima da serra, e que aos poucos vai se tornando mais denso, até que a chuva cai suavemente sobre a terra e faz brotar um perfume da terra agradecida.

1. Que a dignidade dos humildes não seja vendida nos mercados. Que os meninos e as meninas adolescentes não tenham que se vender nas ruas. Que nada seja mais sagrado do que teu tempo sagrado: as pessoas.
2. Que não haja um só rincão de nossa pátria que não receba a atenção e os serviços merecidos. Que nossa maior glória seja a dignidade do pobre e a tranquilidade dos desamparados.
1. Resgata-nos, Senhor, do inferno de todas as violências: da guerra, das ditaduras, da impunidade, da corrupção, das dívidas e dos ajustes e da riqueza depredatória sem medida.
2. Que as riquezas que tu nos presenteaste sejam tiradas da mãe terra sem forçá-la, para que também nossos netos e netas possas um dia desfruta-las.
1. Que todas as pessoas que se aproximem de nossa casa e de nossa comunidade, recebam o nosso abraço, sem falsidade, e que nos dêem o respeito que sempre merecemos.
Kyrie:
... Pelas dores deste mundo, oh Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinem ao clamor, desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação. A tua paz, bendita e irmanada co’a justiça: Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão. O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós, KYRIE ELEISON
P. Somos diferentes. Temos necessidades e anseios distintos; às vezes, opostos. Mas Deus vem a nós para nos conceder a sua paz e também para nos desafiar a levarmos esta paz adiante em nossa caminhada. Desejemos uns aos outr@s a Paz de Cristo.

Leitura de Lucas 13.20-21
(momento de silêncio depois da leitura)

Jesus não cansava de repetir: O Reino de Deus está próximo. Deus está tentando transformar esse mundo, seu reinado já está chegando. Não era fácil acreditar nesse Jesus. As pessoas esperavam algo mais espetacular: Onde estão os sinais dos céus, dos quais falavam os escritores apocalípticos? Onde se pode ver o poder de Deus impondo seu reinado sobre os ímpios?

Jesus teve que ensinar-lhes a perceber o Reino de Deus de outra maneira. Ele ainda se lembrava do seu tempo de criança, quando no pátio de sua casa, ele via a sua mãe com as mulheres da vizinhança.

As mulheres levantavam muito cedo para fazer o pão para toda a semana. Jesus observava como as mulheres colocavam o fermento dentro da massa. E ele pensou, com o Reino de Deus é assim também. Deus vai colocando o seu fermento no mundo, silenciosamente, e aos poucos toda a massa fica fermentada.

Assim é a forma de agir de Deus. Ele não vem impor seu Reino – como faz o imperador romano e tantos outros ditadores – mas ele transforma a partir de dentro a vida das pessoas, de maneira silenciosa e oculta.

Assim é Deus: Não se impõem, mas transforma. Não domina, mas atrai. E assim devem agir também as pessoas que colaboram no seu projeto como fermento na massa, como pessoas que vão colocando no mundo sinais de justiça, de amor, de verdade, de maneira humilde, mas com força transformadora.

As pessoas que seguimos a Jesus não devemos apresentar-nos como pessoas de fora da sociedade, que querem impor, dominar e controlar as pessoas que não pensam como nós. Não é essa a forma de abrir o caminho para o Reino de Deus. Se queremos seguir a Jesus, devemos viver dentro da sociedade, compartilhar as incertezas das pessoas, suas crises e contradições e contribuindo com um modo de agir de uma vida que foi transformada somente pela Graça de Deus.

- O que vocês acham disso? – continuar o diálogo com o grupo

Hino:

Oração:
Senhor, meu Deus, tu és a minha riqueza e tudo o que eu tenho vem de ti. Somente tu és bom e justo. Lembra-me sempre da tua misericórdia e preenche o meu coração com a tua graça. Ensina-me a ser humilde, dando mais atenção ao meu testemunho de fé em atitudes e ações. E agora, queremos juntar nossas vozes na oração que Jesus nos ensinou... Pai nosso que estás nos céus ....

Benção:
Que o Senhor nos abençoe com um dia de trabalho frutífero, com diálogos edificantes e celebração de consensos – a pesar das diferenças de opinião.
Que o Senhor nos abençoe com a sabedoria e os talentos de cada uma – e que tudo possa contribuir para a edificação mutua.
Que o Senhor permanece no meio de nós e que possamos descobrir o seu semblante no rosto de cada um de nós. Aleluia. Amém.

(tocar o sino ou o gongo para encerrar a meditação)

 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 39434

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br