Viver em favor do bem comum

Senhas diárias

25/05/2018

O profeta Isaías traz uma exortação aos que se consideram grande coisa diante das pessoas e não têm a palavra de Deus como sua orientação. Ele diz que Deus vai mostrar qual o verdadeiro sentido da vida e do nosso estar aqui. Afirma que o Senhor vai humilhar os orgulhosos e vaidosos. Isto é, aqueles que gostam de ostentar e sentirem-se melhores do que as outras pessoas. O profeta nos leva a refletir sobre a importância que temos no mundo, na sociedade, segundo os parâmetros de Deus. Segundo os padrões de nossa sociedade, somos valorizados conforme as posses, projeção social e política. Para Deus não é assim. Nosso valor, e razão para vivermos, está em viver segundo Deus e sua palavra. Exatamente por isso o profeta afirma esta palavra tão forte. Nossa importância está no amor a Deus e no amor ao próximo. O que adquirimos com o trabalho, com os talentos e com a capacidade que temos, como graça e bênção de Deus, não é para ser uma auto-projeção diante das pessoas e para viver despreocupadamente em relação ao próximo. É, na verdade, para tornarmos melhor o lugar, o ambiente, a sociedade onde vivemos. O que adquirimos, conforme acima, deixa de ser bênção de Deus quando usamos apenas para nós e um círculo restrito ao nosso redor.
João Batista nos ajuda a perceber isso quando exorta os fariseus e as lideranças da comunidade a terem uma atitude diferente da que até ali tinham, como sinal de arrependimento pelo jeito com viviam e como sinal de mudança de vida. O orgulho pelo título e pela posição social que tinham, porque se enxergavam melhores do que as outras pessoas perante Deus, era o alvo da crítica de João. Ele exortava a que enxergassem o quanto eram pecadores, e necessitados da graça de Deus, e mudassem também seu jeito de enxergar as outras pessoas. Percebam o quanto fazem coisas erradas e mudem seu jeito de ser. Isso é mostrar arrependimento e tomar um novo rumo. Isso é deixar de ser orgulhoso e vaidoso. Isso é amar a Deus e ao próximo. Façamos isso e nos coloquemos a serviço de Jesus no amor aos que nos cercam. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47359
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br