Sigamos o Senhor. Nele está a vida.

Senhas diárias

22/10/2018

O profeta expressa o clamor do povo em meio ao cativeiro e a tristeza de estar longe de casa, servindo a um povo inimigo. Ele primeiro lembra que o Senhor vai refazer a nação e livrar dos inimigos, fazendo o povo voltar para sua terra e refazer Jerusalém, a cidade símbolo da nação e o lugar de Javé com seu povo. O clamor se baseia na obediência às leis do Senhor e na confiança de que Ele é poderoso para livrar. O castigo pela desobediência aconteceu, mas agora o Senhor vem refazer a nação. O profeta exorta a que o povo se empenhe em cumprir as leis de Deus e assim mostrar que estão arrependidos e querem voltar aos caminhos do Senhor. Querem chamar a misericórdia de Javé sobre si. Reconhecem que não há esperança em nenhum outro, mas apenas no Senhor.
Pedro também exorta sua comunidade a que reconheçam o poder e a graça de Deus, em Jesus, e se humilhem percebendo que necessitam de perdão e misericórdia do Senhor. A mão de Deus é poderosa para castigar como também para salvar e restabelecer. A comunidade deve reconhecer isso e viver de modo que o Senhor mantenha sua misericórdia e a salvação seja permanente sobre ela. O amor de Deus e sua misericórdia estão postos para nós e precisamos viver em acordo com isso, agradando a Deus e mostrando, com a obediência, que temos certeza de que o caminho do Senhor é o único a ser buscado. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 49608
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br