A misericórdia agrada a Deus

Senhas diárias

07/06/2018

Mais uma vez lembramos este acontecimento que as Escrituras nos relatam. José foi vendido pelos seus irmãos, por ciúmes, para servir de escravo, mas Deus transformou o limão em limonada. É o próprio José que nos diz isto: ...vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem. É como se José dissesse para os irmãos: Vocês queriam distância de mim e, se possível, nunca mais ver meu rosto. E pensaram que assim seria. Mas o Senhor tem planos que nós não conhecemos. Ele usou a situação de dor, que passei, para preparar este momento. Hoje vocês estão passando necessidades e se eu não estivesse aqui, por vontade de Deus, certamente vocês continuariam passando sérias dificuldades por causa desta seca e desta falta de alimentos. José tinha a faca e o queijo em sua mão e poderia concretizar uma vingança exemplar sobre os irmãos. Mas seu coração estava firmado em Deus e ele sabia que sua situação só tinha chegado naquele patamar porque o Senhor o havia conduzido, dando a ele possibilidade de interpretar sonhos e de ser sábio na condução da situação em que o Egito estava passando. Isso agradou ao Faraó e ele se tornou tão importante. Vendo os irmãos na situação em que se encontravam, José entendeu os caminhos do Senhor. Seu coração usou de misericórdia para com eles.
É exatamente isto que Tiago nos diz: Os misericordiosos terão misericórdia no dia do juízo, usando quase as mesma palavra de Jesus em Mateus 5. A misericórdia em relação ao próximo faz diferença aos olhos de Deus, apesar da salvação ser por graça e fé. Talvez o critério que o Senhor usará no dia do juízo em relação aos que não creem seja a misericórdia praticada. Não sabemos, mas ela fará diferença. Então reconheça a ação de Deus em sua vida, agradeça ao Senhor, e use também de misericórdia para com sua próxima e seu próximo. Deus quer você no lugar onde você está, para ali praticar o amor. Não esqueçamos disso. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47522
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br